Ciencias sociasis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Setúbal
Escola Superior de Ciências Empresariais

Curso: Gestão de Sistemas de Informação
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais (Prática)

Resumo
“A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais”

Docente:
Prof. Anabela Franqueira

Trabalho realizado por:
Marta Machado, nº110323014, GSI 11
Setúbal, Janeiro de 2012
Referências

SedasNunes, A., “A unidade do social e a pluralidade das ciências sociais”, Questões Preliminares sobre as ciências sociais. Lisboa: Presença,1984; 8 páginas.

Introdução

Pretende-se com a leitura deste documento a percepção e a compreensão de que a realidade social pressupõe análises científicas pautadas por um conjunto de procedimentos teóricos e metodológicos utilizados no âmbito das ciênciassociais. Daí, a abordagem de alguns aspectos epistemológicos: o problema do conhecimento da realidade social, a unidade do social e a pluralidade das ciências sociais, a perspectiva sociológica
As diversas Ciências Sociais (e Humanas) representavam o estudo dos esforços colectivos e individuais mediante os quais a sociedade e os homens que a compõem se criam ou produzem eles mesmos. O que caracterizatodas as Ciências do Homem, é que a realidade por elas estudada é uma só: é a condição humana considerada sob uma certa luz e tornada objecto de um método específico.

A Unidade do social e a Pluralidade das Ciências Sociais
As ciências sociais e humanas possuem um único objecto de estudo - a realidade.
Falando em ciência, pode-se referir o conceito de fenómeno social total, que surgiu comoreacção contra uma ideia que anteriormente era aceite, na qual se dizia que cada uma das ciências deveria estudar os seus fenómenos, de forma distinta, ou seja, a Economia da realidade económica; a Demografia da realidade demográfica; a Ciência Política da realidade política; etc. Ora, nas questões sociais e humanas não existem propriamente fenómenos distintos de forma estanque, e assim, todos osfenómenos da esfera social têm várias implicações, tendo potencialidade para interessar todas as ciências sociais.
As classes sociais surgem como um elemento estrutural de algumas sociedades, dizendo respeito a todas as ciências sociais, nomeadamente:
- À Economia, uma vez que as relações económicas representam a matriz básica na qual as “situações de classe” se definem e a partir da qual asclasses sociais se podem constituir; e porque as capacidades económicas, permitem que cada indivíduo actue consoante determinadas posições, respeitando as relações e práticas sociais das diferentes classes. A Economia vem estudar as relações sociais com base nas relações económicas.
- Às Ciências Políticas, uma vez que as classes sociais quando constituídas, possuem uma grande força, cominteresses distintos e por vezes opostas. A Ciência Política vem auxiliar o estudo da estrutura e vida política das sociedades.
- À Demografia porque vários aspectos de uma sociedade, como sendo a natalidade, mortalidade, dimensão média das famílias, etc., variando bastante entre as classes sociais. Vindo assim, a Demografia estudar estes aspectos, consoante a classe social em que se inserem e a suarelação entre as diferentes classes.
- À Geografia Humana, uma vez que as classes sociais não se distribuem uniformemente no território ocupado por uma sociedade. A estrutura varia entre meios rurais, pequenas cidades ou metrópoles. Esta ciência vem assim, estudar a Geografia das classes.
- À Psicologia Social porque as atitudes, opiniões e preconceitos dos indivíduos são influenciados pelaclasse social a que pertencem (ou gostariam de pertencer). Deste modo, a Psicologia Social ajuda a entender estes fenómenos.
- À Psicologia Individual porque o desenvolvimento do indivíduo (intelectual e afectivo) e a sua reestruturação psicológica ao longo da vida, decorrem da interacção entre o meio físico, social e cultural. Estes são factores essenciais para a estruturação da personalidade e...
tracking img