Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ADMINISTRAÇÃO 2º SEMESTRE DESAFIO DE APRENDIZAGEM MATERIA: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE PROFESSOR EAD : EDILENE MARIA DE OLIVEIRA

ACADÊMICOS: ANA CAROLINA DA SILVA RA Nº 300957 BRUNA LOPES DELGADO P. DE PINHO RA Nº 308242 JOSIANE CRISTINA DA SILVA RA Nº 287386 DANIELLE MARIANO VASQUES RA Nº 285855 DULCINÉIA MARQUES MUZILI RA Nº 298807 TAMARA GRACIELLE REGINA PRADO RA Nº287338

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP POLO GUAICURU CAMPO GRANDE – MS

Desafio de Aprendizagem

INTRODUÇÃO Podemos observar que foi a partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se com o progresso e o desenvolvimento, com abertura de fábricas, incentivo ao consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria-prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impactoambiental, que causou uma degradação do meio ambiente. Cada vez mais pesquisas apontam a extrema e expressa necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global. É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas. Diante do crescimentode efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade. Além das necessidades básicas como alimentação e moradia, os indivíduos desejam uma série de elementos que proporcionam bem-es Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais. Mas afinal de contas, oque é sustentabilidade? Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?” Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturaisou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Em Setembro do ano de 2000, representantes de 189 países reunidos na sede da ONU, aprovaram uma lista de objetivos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, batizado de “Declaração do Milênio”, que tem como metas corrigir asdeformações do planeta, causadas pela desigualdade social e pela utilização predatória dos recursos naturais. E garantir a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos, no qual o Brasil reduziu o índice de desmatamento e o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio, e aumentou a sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia, garantindo acesso à água potável,porém a meta de melhorar as condições de moradia e saneamento básico, ainda depende de investimentos.

SUSTENTABILIDADE: Podemos definir Sustentabilidade como um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para asatisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Quando se busca a construção de uma sociedade sustentável, é importante compreender a dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente, pois isso determina a qualidade de vida no planeta. Se falando se sustentabilidade, busca-se odesenvolvimento que seja viável e que permita a manutenção da máquina econômica. Que permita que as empresas continuem produzindo e fazendo, com isso, que mais empregos sejam gerados. Os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e a necessidade de revisão das praticas humanas de intervenção do meio ambiente, a necessidade da atuação e patrocínio dos órgãos nacionais e internacionais.

No...
tracking img