CIENCIAS SOCIAIS UNIDADE 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisar envio do teste: Questionário Unidade I (2015/2)

Conteúdo
Usuário
MARCIA REGINA DE O NASCIMENTO
Curso
CIENCIAS SOCIAIS
Teste
Questionário Unidade I (2015/2)
Iniciado
20/08/15 13:15
Enviado
20/08/15 13:40
Status
Completada
Resultado da tentativa
5 em 5 pontos
Tempo decorrido
25 minutos
Instruções
ATENÇÃO: esta avaliação segue as seguintes configurações:
- possui número de tentativaslimitadas a 5 (cinco);
- valida a sua frequência e nota na disciplina em questão;
- não apresenta as justificativas corretas, pois trata-se de um avaliativo;
- não soma pontos de “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas) – porém, uma vez acessada, é considerada como uma de suas 5 (cinco) tentativas permitidas e precisa ser editada e enviada para ser devidamenteconsiderada;
- reduz sua pontuação a cada tentativa conforme exposto abaixo – o cálculo final será executado e apresentado em sua “Secretaria Virtual”:

tentativa 1 – nota sem desconto;
tentativa 2 – serão lançados 90% da nota, ou seja, a nota diminui 10%;
tentativa 3 – serão lançados 80% da nota, ou seja, a nota diminui 20%;
tentativa 4 – serão lançados 70% da nota, ou seja, a nota diminui 30%;tentativa 5 – serão lançados 60% da nota, ou seja, a nota diminui 40%.
- possui um período de envio (previsto em Calendário Acadêmico) e permite acesso após a data limite, mas não considera os envios após essa data;
- a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos



A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procuracompreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

1. A sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
2. A sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender aspermanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.
3. A sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
4. A sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.
5. Estão corretas as afirmativas:

RespostaSelecionada:
a.
I e III.
Respostas:
a.
I e III.

b.
II e III.



c.
II e IV.



d.
I, II e IV.



e.
I, III e IV.





Feedback da resposta:
Alternativa correta: A
Comentário: Somente as afirmativas I e III estão corretas. A sociologia surgiu em decorrência da Revolução Industrial para compreender os problemas sociais gerados pela afirmação do capitalismo. A sociologia não procura compreender asociedade feudal, e sim a sociedade moderna, tendo como referência o racionalismo e cientificismo e como forma de se opor a teologia como fonte de explicação dos problemas sociais.

Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos



O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análisedas relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

Resposta Selecionada:
c.
Tanto o governante como ogovernado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.


Respostas:
a.
As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.

b.
É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.



c.
Tanto o governante como o governado,...
tracking img