Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTABÉIS

EDUARDO MENDES FERRAZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – 2.º SEMESTRE

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Taiobeiras/MG
2011
EDUARDO MENDES FERRAZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – 2.º SEMESTRE

ROTINAS TRABALHISTA E CONTABILIZAÇÃOTrabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Cenários Econômicos , Contabilidade Introdutória, Matemática Financeira I, Psicologia Organizacional, Legislação e Prática Trabalhista.

Taiobeiras/MG

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 ROTINAS TRABALHISTAS
2.1 REQUISITOS PARA ELABORAR A FOLHA DEPAGAMENTO.

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA.
4 PROCESSO CONTÁBIL
5 ANÁLISE MERCADOLÓGIA REGIONAL

6 CONCLUSÃO

7 REFERÊNCIAS

8 BIBLIOGRAFIA

1 - INTRODUÇÃO

A velocidade da informação na era globalizada e tecnológica atual tem provocado profundas mudanças no comportamento das pessoas, sejam elas clientes ou dirigentes de empresas, cada qual buscando o que o mercado tem de melhor paraoferecer e, por isso, esse mercado se tornou bastante seletivo. É pensando nisso que as empresas têm procurado se manter altamente competitivas e a frente das concorrentes. Para que a empresa saiba em que posição se encontra no mercado, é necessária uma análise financeira e econômica que sirva de base de comparação com seu setor de atuação. Assim, este trabalho propõe uma análise financeira deempresas por comparação com índices-padrão, os quais proporcionam um critério de avaliação da situação econômico-financeira de empresas, de acordo com a revisão de literatura aqui estudada. Esta é uma forma de avaliação que reduz a indução ao erro, devido à eliminação da subjetividade do analista. Nesse caso, a análise será feita com base em um padrão. A comparação de um índice de uma empresa com oseu respectivo índice-padrão, dirá se a situação dessa empresa está melhor, pior ou enquadrada no padrão do setor. Trataremos sobre as formalidades exgidas para as empresas na área trabalhista no processo contábil, diferenças individuais e liderança no comportamento organizacional dentro de uma empresa, entender sobre juros compostos no contexto empresarial, as fórmulas de seus cálculos aplicáveis,para ter um resultado final. Veremos também a analise mercadológica reginonal.

2.ROTINAS TRABALHISTAS

2.1 REQUISITOS PARA ELABORAR A FOLHA DE PAGAMENTO.
O processo para execução da folha de pagamento tem fator importante junto ao departamento pessoal, em razão da riqueza técnica que existe para transformar todas as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha depagamento.
A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão afolha de pagamento.
O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, bem como seus respectivos descontos, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá.  
Podemos admitir que alguns eventos de vencimentos ocorrem com maisfreqüência:
Salário: é o valor fixo ou variável, sua forma de cálculo pode ser por hora (quantidade de horas por dia vezes os dias trabalhados no mês, acrescidos de DSR), diário (quantidade de dias vezes os dias trabalhados no mês, acrescidos de DSR),ou mensal (será o valor acertado para o mês, independente da quantidade de dias do mês, já está incluso o DSR).
Adicional Noturno: percentagem de...
tracking img