Elaboracao do texto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estilo e Linguagem do Moderno Texto Empresarial

Modernizar por quê?
Por que as organizações devem modernizar o seu estilo e a sua linguagem?
Isso é realmente necessário?
A modernização de estilo e de linguagem acontece a partir de um momento histórico especifico – o final dos anos 70 – como resultado de um contexto econômico em que a luta pelo mercado se tornou mais competitiva.
Umaredação mais objetiva passou a ser a estratégia mundial, tendo em vista a qualidade total, a importância de discriminar os procedimentos e os padrões do dia-a-dia, tendo uma linguagem clara e sem duplo sentido, tendo o objetivo de minimizar o retrabalho e acelerar o intervalo de tempo entre os fatos e as ações.
Vejamos o que ocorre quando circulam documentos mal escritos na empresa:
- as pessoastornam-se desmotivadas para prestar atenção ao que estão lendo.
- há privilegio da troca oral de informações. Na palavra falada, o sábio ditado diz que “quem conta um conto aumenta um ponto”.
Assim, não há garantia de que a informação será transmitida com fidedignidade.
- as lideranças, tem sua credibilidade enfraquecida, pois a ideia que se forma é a de que “querem nos enrolar”.
- as mensagensdeformadas causam retrabalho.
- há conflitos internos constantes o que ocasionara numa cultura interna de desagregação, em vez de sinergia positiva necessária à sobrevivência de qualquer grupo social.
- as mensagens externas não funcionarão como geratrizes de novos negócios, seja por falta de persuasão no texto expresso, sejam por equívocos e ambiguidades ocasionadas de perdas lucrativas.
Esses sãoalguns dos efeitos. Como se verifica em termos financeiros, a perda advinda de falhas nas transmissões de informações, mas, a perda econômica seja substantiva.
Em termos empresariais a clareza e objetividade das informações proporcionam e impulsionam a fidedignidade das mensagens e a agilidade das decisões.
A EFICACIA DE UM TEXTO
A comunicação empresarial, diferente do texto jornalístico e doliterário, por exemplo, tem como principio fundamental uma resposta objetiva àquilo que é transmitido. A essa característica dá-se o nome de eficácia.
A Eficácia é medida pela resposta
Porem, como obter a melhor resposta?
A eficácia do moderno texto empresarial equivale também à forca da retorica antiga. Há de se perceber que o simples documento interno funciona como instrumento de marketingindireto tomando novos rumos a cultura da empresa. O texto empresarial deve ser percebido de diversos ângulos: seja na cultura da empresa, ou aspecto motivacional, ou econômico, evitando retrabalho e desperdício de tempo.
Desde os tempos antigos o texto escrito tinha uma função, expressiva e persuasiva, consagrada por oradores.
QUALIDADES DO TEXTO EMPRESARIAL

Existem características básicaspara obter uma excelente qualidade no texto empresarial, são eles: clareza, vocabulário simples e formal, objetividade, frases curtas e gramatica correta.
E estas são as características do moderno texto empresarial:
1. Concisão;
2. Objetividade;
3. Clareza;
4. Coerência;
5. Linguagem formal, linguagem informal e não rebuscada;
6. Correção gramatical;

Concisão;
Concisão significaexpressar o máximo de informações com o mínimo de palavras, procura-se informar o que se deseja sem os subterfúgios e os clichês que marcaram o estilo brasileiro.
Objetividade;
A objetividade refere-se às ideias que são expressas, e para expressar com objetividade, devem-se estar atentas para expor ao destinatário às ideias relevantes, retirando do texto todas as informações supérfluas, que levam oleitor a perder o foco do texto.
Clareza;
Para obter a clareza, dois procedimentos são fundamentais:
1. Educar a nossa capacidade de organização mental.
2. Aprender a colocar convenientemente em execução o material idiomático.
O motivo pelo qual se considera a clareza uma das características mais difíceis de ser obtida esta no fato de, para aquele que emite a mensagem, a ideia já estar clara...
tracking img