Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SOCIEDADE












Curso: Ciências Contábeis
Polo Cordeirópolis – SP
Ciências Contábeis V
Turma: N 40








ANHANGUERA UNIDERP
Cordeirópolis
2012
TIPOS DE SOCIEDADE


Introdução


Conceito


Nesta atividade vamos descrever sobre os tipos de sociedade atuais, seu conceito e o modo de registro para cada tipo de sociedade.Sociedade são um conjunto onde duas ou mais pessoas trabalham para a consecução de um fim comum, onde temos obrigações de colaborar com bens e serviços exercendo assim uma atividade econômica e partilhando os resultados entre os mesmos. A atividade pode restringir-se à realização de um ou mais negócios determinados.
O novo código civil, LEI N O 10.406, de 10 de janeiro 2002,  define os váriostipos de sociedades e entrou em vigor em 11/01/2003 com a evolução e a modernização.
A empresa é uma organização que envolve pessoas e bens de forma geral, visando lucro, crescimento e multiplicação. Encontramos pessoas físicas e pessoas jurídica sendo pessoa é todo aquele dotado de personalidade para o direito, detentor de direito e deveres. Pessoa física é o ser humano e pessoa jurídica é umaorganização de pessoas e bens, constituídas de acordo com o Código Civil.






















Desenvolvimento

Classificação


Para entendermos a classificação das sociedades precisamos ver a diferença entre empresário e não empresário: onde empresário é aquele que pratica profissionalmente a atividade econômica organizada para produção ou comercializaçãode bens e serviços sendo que para exercer deve ter inscrição na Junta Comercial; e o não empresário é aquele que pratica profissão intelectual de natureza cientifica, literária ou artística, como exemplo temos um médico em seu consultório.
As sociedades se dividem em: Sociedade não personificada e Sociedade personificada.
Sociedade não personificada é constituída oralmente oudocumentalmente porem não houve formalização do arquivamento ou registro.
A Sociedade personificada é legalmente constituída e registrada nos respectivos órgãos competentes, que são chamadas como pessoas jurídicas.
As pessoas jurídicas são divididas em Sociedade Empresária ou Sociedade Simples.
Sociedade Empresária é aquela que tem por objetivo exercer a atividade própria deempresário.
Sociedade Simples são as demais que exercem atividades de prestação de serviços desenvolvidas de atividade intelectual e de cooperativa.

Sociedades Não Personificadas

• Sociedades simples
A sociedade simples é um tipo de sociedade personificada constituída para exploração de atividades e prestação de serviços decorrente a atividade intelectual e cooperativa, nasociedade simples normalmente é constituída de duas pessoas, seu objetivo é constituir elemento da empresa contar com auxiliares e colaboradores, exercendo uma espécie cientifica, literária ou artística.


• Sociedades empresariais
É a sociedade própria de empresário com registro comercial, industrial ou prestadora de serviços é uma sociedade registrada para atividadesorganizacionais empresarial com o exercício de produzir e fazer circular bens e serviços também com registro na junta comercial, tendo como elemento essencial o nome empresarial.

• Sociedade Comandita Simples
É a sociedade simples ou empresária que possui dois tipos de sócios: o comandita, somente pessoas físicas, os quais respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais e são encarregadosda administração da sociedade; e os comanditários, que respondem apenas nos limites do capital investido, e não tem poderes para participar da gerência.

• Sociedade em Nome Coletivo
É a sociedade idêntica ao da sociedade simples podendo somente participar pessoas físicas respondendo somente a pessoas solidarias ilimitadas, todos os sócios, solidários pelas obrigações sociais,...
tracking img