Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
FACULDADE DE CAMPINAS – UNIDADE IV

ATIVIDADE SUPERVISIONADA DE
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO

6° A – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

nomes

ATPS apresentada à disciplina de
Gerenciamento Estratégico de Custo, Prof.,
para obtenção de nota no 2º Bim./2012.

CAMPINAS2012

SUMARIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
Principais Conceitos E Terminologias De Custos
ETAPA 2
A Importância De Um Índice De Preço Próprio Numa Economia Desindexada

CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ETAPA 1
Principais Conceitos E Terminologias De Custos

* Conceitos de Custos: Objetivo de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastosestejam sujeitos á quantificação, á análise e ao controle pela área de custos. A principal finalidade da área de custos é possibilitar o controle de gastos das empresas, embora muitas empresas não utilizasse essa ferramenta, só passam a utilizar quando começam a terem prejuízos. Nas empresas industriais, não se pode assumir que existem estoques só daquilo que é comprado pronto, existe também oestoque de matéria-prima, materiais indiretos, e também existem mais dois tipos de estoques, o de produtos em elaboração e os de produtos acabados.

É preciso separar o que é mão de obra direta e os custos indiretos de fabricação aplicados na produção de cada um desses bens, para definir esses valores devemos fazer a apropriação e rateio de gastos, lançamentos contábeis e controles paralelos. Custossão gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados pela empresa, à comercialização.
Portanto é necessário termos o controle de custos para assim evitarmos despesas desnecessárias assim também evitando que a empresa saia no prejuízo. Um controle permanente de custos é necessário para verificar se o material direto e a mão-de-obra foramcorretamente lançados na ordem de produção.

* Conceitos de Despesas: São os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e/ou de administração. Geralmente despesas são consideradas indiretas, mais tem despesa que pode ser considerada direta como por ex.: ao classificar no contábil uma despesa com propaganda, possuindo a empresa váriosprodutos, e sendo essa propaganda específica de um determinado produto, ela seria classificada como direta. Temos outros exemplos de despesas, energia elétrica, telefone, água e etc.

* Conceitos de Perdas: Representa um gasto involuntário, indesejado, exemplo: quebrar um componente que poderia ter sido montado no produto na área de produção isso se considerauma perda, também são considerados perdas, componentes que por descuido acabam sendo jogados no lixo e etc.

* Custos Diretos: São aqueles que podemos identifica como: matéria-prima, embalagens, componentes, mão-de-obra direta (de fato deve de ter um medidor de quanto tempo está gastando em cada produto).Já os custos diretos executados por terceiros são: consumo de energia elétrica e etc.* Custos Indiretos: Também são chamados de custos gerais de fabricação, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios. Exemplos: manutenção, depreciação, o custo do pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, aluguel, os materiais indiretos consumidos na fábrica e todos os demais custos que não se conseguerelacionar diretamente com o produto. Apuração da variação entre o custo real eco custo aplicado, por meio de taxas predeterminadas, verificando-se as razões das variações encontradas.

* Custos Fixos: Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com a produção. Existem três tipos de custos fixos, o da capacidade instalada (depreciação), os custos operacionais fixos da fábrica...
tracking img