Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – DESENVOLVIMENTO.
2.1 – CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE;
2.1.1 – CONCEITO DA CONTABILIDADE: Muitos autores e pensadores conceituam a contabilidade de diversas formas. Cito alguns exemplos:
“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e deprodutividade, com relação à entidade objeto de contabilização ” (Ibracon);
“A Contabilidade é uma arte. É a arte de registrar todas as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. E é também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia ” (Nelson Gouveia);
“A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposiçãodas aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos” (Prof F. Hermann Jr.);
“A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa ” (Osni Moura);
“É a ciência que estuda,controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco).
Enfim, há inúmeros conceitos em relação ao o que é a Contabilidade. Contudo, podemossintetizar todos esses conceitos em uma só frase: o controle do patrimônio através das informações prestadas pela Contabilidade.
2.1.2 – OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE: Define-se como objeto da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, O PATRIMÔNIO das entidades econômico-administrativas. Como patrimônio, entende-se o conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades. Como consequênciada definição de Contabilidade, observamos claramente que seu objetivo é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
2.2 – ESCITURAÇÃO CONTÁBIL: consiste em registrar nos livros próprios (diário, razão, caixa, etc.) todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades;
2.3 – A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL: A contabilidade é umaferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. Ela não deve serencarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada ou arrojada.
Dados vindos da contabilidade pode ser empregados na gestão da empresa nos seguintes quadros:
•Planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estatísticos vindos da contabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento.
• Desempenho: será que a empresa está indo bem ? Está estagnada, crescendo ou em recessão ? Através do exame dos dados contábeis com ou sem auxílio docontador, questões como essas podem ser facilmente respondidas.
• Melhor Elaboração do Orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos ( já que são baseados em dados reais ).
2.4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
São quadros técnicos e analíticos, com aspectos qualitativos e quantitativos, com dados extraídos dos...
tracking img