Ciencias ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Z^/DEdK WKWh> /KE >

Z^/DEdK WKWh> /KE >
Em 1798, Thomas Malthus, no trabalho "An Essay on the Principle of Population" formulou um modelo para descrever a população presente em umambiente em função do tempo. Considerou N=N(t) o número de indivíduos em certa população no instante t. Tomou as hipóteses que os nascimentos e mortes naquele ambiente eram proporcionais à populaçãopresente e a variação do tempo conhecida entre os dois períodos. Chegou à seguinte equação para descrever a população presente em um instante t:

E
K E

E

Z^/DEdK WKWh> /KE >
O gráficoda função exponencial é obtido pela reflexão do gráfico da função Logaritmo natural em relação à identidade dada pela reta y=x.

Z^/DEdK WKWh> /KE >
Como na Primeira Lei de Newton, a LeiMaltusiana afirma que o estado normal de uma população não é o repouso (isto é, uma população constante), mas o movimento (isto é, crescimento ou declínio exponencial); e que, quando as populações nãocrescem ou declinam exponencialmente, é por causa de uma força externa (algo no ambiente) que altera os índices de nascimentos e/ou mortes. Esta força externa (ambiental) pode ser um fator abiótico oubiótico como “o grau de aglomeramento interespecífico e densidades de todas as outras espécies na comunidade que poderiam interagir com a espécie focal.

Z^/DEdK WKWh> /KE >
Desse modo, ele émais um indicador do potencial de sobrevivência e de crescimento de cada espécie de população do que um modelo que mostre o que realmente ocorre. Consideremos por exemplo uma população de bactérias em umcerto ambiente. De acordo com esta equação se esta população duplicar a cada 20 minutos, dentro de dois dias, estaria formando uma camada em volta da terra de 30 cm de espessura. Assim, enquanto osefeitos do meio ambiente são nulos, a população obedece ao modelo N=Noert. Na realidade, se N=N(t) aumenta, o meio ambiente oferece resistência ao seu crescimento e tende a mantê-lo sobre controle....
tracking img