Ciencia e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3
1. INTRODUÇÃO

A Saúde Pública brasileira, está sendo modificada a cada dia que passa, novas tecnologias estão sendo introduzidas ou seja: A Ciência e as Tecnologias estão a cada dia que passa voltadas para a saúde, pois é essencial que esse tema esteja sempre ligado aos profissionais da saúde. Entender como se funciona o Sistema Único de Saúde (SUS), como é o processo de fiscalizaçãodo Ministério da Saúde e saber como se aplica as tecnologias no ramo de saúde é fundamental para se formar um profissional adaptado ao mercado de trabalho.












4
2.1.1 A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA INOVAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA: NOVOS CONCEITOS E DIRETRIZES

No mundo em que vivemos, as desigualdades são gritantes. Muitos paísessofrem diariamente com a falta de recursos financeiros para suprir necessidades básicas das suas populações e com isso a qualidade de vida destes indivíduos e muito baixa comparando com as dos países desenvolvidos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) realizou uma pesquisa com a finalidade de obter informações concretas sobre estas desigualdades com o objetivo de mostrar as estratégias mais eficazesdevem ser recorridas na finalidade de diminuir estas diferenças e morte no mundo.
A melhoria das condições de moradia e a saúde é qualificada para todos, são ferramentas fundamentais para que haja uma melhora na qualidade de vida da população mundial, fazendo com que os mesmos busquem medicamentos mais eficazes, aparelhos cada vez mais modernos que analisem imagens mais sofisticadas, além doestudo para o descobrimento de curas para doenças. Em países menos favorecidos, as condições de vida de sua população é muito precária, pois, seus recursos financeiros são insuficientes para proporcionar a população uma rede de saneamento básico eficiente.
A OMS, através de seu relatório (2003), relata que nos países em desenvolvimento, as condições de saúde se deterioram, um dos exemplos e adiminuição da expectativa de vida em parte da África a qual sofreu uma queda nos últimos dez anos. O relatório também mostra que, enquanto uma criança nasce hoje no Japão pode esperar viver em media 85 anos e na Serra Leoa uma criança viver é apenas 36 anos. Outro país muito afetado com a falta de saúde é o Congo, onde a queda na expectativa de vida foi de quase dez anos, passando de 52 anos, em 2001,para 43 anos no ano seguinte, sendo está menos que a media mundial em 1950. Com relação às mulheres, o relatório da OMS demonstra uma preocupação muito grande no número das mesmas, vindo a óbito durante o parto, onde foi visto em países menos favorecidos. Já as crianças são as mais prejudicadas, o número de óbitos destas chega a ser antes que a mesma chegue a sua adolescência.
Entretanto, novoscaminhos estão surgindo com o intuito de reverter este panorama mundial, através de esforços de diversas ONG´s, ajuda financeira de países desenvolvidos e da ciência. No Brasil, houve varias tentativas de equidade da saúde da população como, por exemplo, os SUDS dão do INANPS. Porém, na constituição de 1988 foi criado o SUS (Sistema Único de Saúde). Este novo sistema que tinha como finalidadealterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população, tornado obrigatório o atendimento publico a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro.
Através do sistema único de saúde, todos os cidadãos têm direito a consultar, exames, internaçõese tratamentos nas unidades da saúde vinculadas ao SUS, sejam públicas.
5
Existem vários princípios que regem a organização do SUS,por exemplo:
* Universalidade: Define que todas as pessoas têm direitos ao atendimento independente de cor, raça, religião, moradia, renda e outros.
* Equidade: Define que todo cidadãoé igual perante Sistema Único de Saúde e será atendido conforme as suas necessidades.
* Integralidade: Definem que as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas as mesmo tempo para prevenção e a...
tracking img