ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1046 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1
Conhecimento
Aristóteles conceito ciência – Ciência tinha por objeto os princípios e as causas.
Kant, Elementos Metafísicos das Ciências da Natureza – Ciência série de conhecimentos sistematizados ou coordenados mediante princípios.
Spencer – três variantes do conhecimento:
Conhecimento vulgar ou empírico, conhecimento não unificado. Conhecimento científico, conhecimentoparcialmente unificado. Conhecimento filosófico - conhecimento totalmente unificado.
Littré “ A ciência é a generalização da experiência, e a filosofia é a generalização da ciência”.
“O século filósofo quis transformar a vida através de uma teoria abstrata e geral da natureza humana”. (Diltey)
Ciências da natureza e ciência da sociedade.
Exemplo elementos químicos.
A dificuldade senãoimpossibilidade de reconhecer na ciência política leis fixas, uniformes, invariáveis.
Impossibilidade de neutralidade do observador.
A análise da Ciência Política sob o prisma tridimensional: filosófico, sociológico e jurídico.
Prisma filosófico – conduz a Ciência Política a discussão de posições respeitantes à origem, à essência, à justificação e aos fins do Estado, como nas demais instituições sociaisgeradoras do fenômeno poder.
Prisma sociológico – leva em consideração os aspectos sociais, dando ênfase ao estudo de alguns estudiosos como Max Weber e Carl Marx. (burocracia) (Economia)
Prisma jurídico – “Ser e dever ser” (sein/ Sollen) Estado pertence ao mundo do dever ser. Se explica pela unidade das norma jurídicas. Visão deturpada. Os elementos materiais do estado se convertem em âmbitoespacial e pessoal do ordenamento jurídico. Tira do Estado toda sua substância. (ordem moral, ética histórica, social) Estado como puro conceito.
História.
A ciência política surge no Brasil por volta do ano de 1940. Contudo, por ser período de Ditadura e em plena constituição de 37, muitos professores que não concordavam com o regime político são substituídos por professores da situação.Entra na grade das escolas de direito a matéria Teoria Geral do Estado.
Diferenciação de TGE e CP. CP entende que o fenômeno político em sua máxima amplitude, qual se manifesta na pluralidade das fontes geradoras.
Gropalli : A Doutrina do Estado é a ciência geral que, enquanto resume e integra, em uma síntese superior, os princípios fundamentais de várias ciências sociais, jurídicas e políticas, asquais têm por objetivo o Estado considerando em relação a determinados momentos históricos, estuda o Estado de um ponto de vista unitário na sua evolução, na sua organização, nas suas formas mais típicas com a intenção de determinar suas leis formativas, seus fundamentos e seus fins”.
“O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é fazê-los conhecer bem as instituições e osproblemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daquelas (instituições) e aprender as técnicas requeridas para a solução destes (problemas)” (Bodenheimer)


Por que estudar Política e Estado num curso de Direito?
Segundo Goffredo Telles Jr., o Direito é a disciplina da convivência humana e garantia da liberdade. Para que as pessoas possam conviverem sociedade, são necessárias algumas regras, pois onde há fracos e fortes a liberdade oprime, a lei é que liberta (Lacordaire)
O que é política? Política é tudo que diz respeito à polis (cidade ou Estado em grego): leis, governo, obras e serviços públicos, polícia etc.
Definição: “Política é o complexo de atividades que se realizam na prática para alcançar, exercer ou manter (e tambéminfluenciar) o poder estatal” (REINALDO DIAS).
A disciplina da convivência humana (Direito) é elaborada e imposta pelo Estado, por meio da Política. Ao mesmo tempo, o Direito limita o poder do Estado e organiza seu exercício.
A Ciência Política é o conhecimento e o estudo sistematizado da Política
“A política utiliza-se de todas as outras ciências, e todas elas perseguem um determinado bem, o...
tracking img