Ciencia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência dos Materiais

Liga de Cobre
O cobre pode ser combinado com diversos outros metais, afim de constituir ligas das mais diversas características: maior dureza, resistência à corrosão, usinabilidade, entre outras. Duas destas ligas são:
- Cobre e Zinco: pertencente ao grupo dos latões, esta liga possui de 5% a 45% de zinco e é utilizada para produção de moedas, medalhas,bijuterias, radiadores de carro, ferragens, cartuchos, entre outros.
- Cobre e Níquel: também chamada de cuproníquel, esta liga possui de 10% a 30% de níquel. Também é utilizada para produção de moedas, bijuterias, porém também é parte da produção de armações de lentes, e para o cultivo de marinhos. Existem também as Alpacas, que são constituídas de 45% a 70% de cobre, entre 10% e 18% de níquel e orestante de zinco. Elas são utilizadas em chaves, equipamento de telecomunicações, decoração, relojoaria, componentes de aparelhos ópticos e fotográficos. Devido a sua coloração, esta liga pode ser confundida com a prata.

Liga de Alumínio
Por poder se combinar com a maioria dos metais de engenharia, o alumínio se torna uma liga com enorme potencial, para, por exemplo, materiais de construçãomecânica. De acordo com o produto final, é possível obter as características ajustadas para tal fim. Os benefícios destas diferentes ligas de alumínio são maior conductibilidade, formabilidade, usinabilidade, entre outros.
Os duralumínios, por exemplo, são um conjunto de ligas de alumínio que apresentam cobre, magnésio, manganês e silício como materiais secundários (estes dois últimos em menorescala). A maior vantagem desta liga é a alta resistência mecânica a temperatura ambiente; entretanto, sua resistência a oxidação e soldabilidade são baixas. Estas ligas tem maior aplicação nas indústrias aeronáutica e automobilística.



Liga de Magnésio
As ligas de magnésio possuem grande resistência mecânica, módulo de elasticidade e baixa densidade. Estas características proporcionam umagrande utilização em aplicações estruturais. Além disso, possui boa condutibilidade elétrica e térmica e grande absorção elástica.
Magnox é uma referencia a um tipo específico de liga que contém pequenas quantidades de alumínio e outros metais. Seu nome é uma versão reduzida do Magnésio não oxidante.

Liga de Titânio
Classificadas a partir das concentrações de elementos secundáriosadicionados para modificar sua microestrutura e suas propriedades mecânicas, as ligas de titânio são divididas em em α e β estabilizadores, de acordo com a sua influência sobre a temperatura de transformação alotrópica do titânio. Apresenta aplicações nas indústrias aeronáutica, aeroespacial, biomédica entre outras.
A liga Ti-64, por exemplo, é a mais utilizada comercialmente principalmente paracomponentes aeroespaciais, aeronáuticos, automotivos, navais e médicos. Já a liga Ti-662 tem maior resistência que a Ti-64 e é utilizado como membro estrutural de aviões e peças de motores de foguetes.

Metais Refratários
Metais refratários são aqueles que possuem altas temperaturas de fusão que variam entre 2468 a 3410°C. Alguns exemplos de metais refratários são: nióbio, molibdênio, tungstênio etântalo. Esses metais possuem grande elasticidade, elevadas densidades, baixa ductilidade, fortes ligações atômicas, altas durezas e altas resistências mecânicas.
Molibdênio tem alto módulo de elasticidade, possui ligação com aço inoxidável para melhorar sua resistência à corrosão e ao choque térmico, elevada condutibilidade térmica e é usado para matrizes de extrusão e partes estruturais emveículos espaciais, filamentos de lâmpadas incandescentes, tubos de raio-X, eletrodos de soldagem, dispositivos electrônicos de comando em aviação, escudos de radiação e em moldes para processamento de vidro.
Superligas
Estes materiais são classificados de acordo com o metal predominante na liga que pode ser cobalto, níquel ou ferro com nióbio, molibdênio, wolfrâmio, tântalo, cromo e titânio. Eles...
tracking img