Cidade de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paulo Lins trabalhou durante oito anos como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares da cidade do Rio de Janeiro antes de escrever Cidade de Deus.
A obra é o romance de estréia do autor que utilizou todo o seu conhecimento social e antropológico para recriar a história de criminalidade do conjunto habitacional Cidade de Deus.
O romance, além de abordaros acontecimentos relacionados à violência e à criminalidade da década de 60 a 90, também apresenta os traços culturais dos moradores da favela que frequentam o Candomblé, amam o carnaval e a música brasileira, o samba, o pagode, os clubes e bares, a praia e a culinária de sabores fortes.
Resumo
A narrativa é realizada em terceira pessoa e está dividida em três capítulos que abrangem o períodode domínio dos traficantes Cabeleira, Bené e Zé Pequeno.
A infância, as brincadeiras, as dificuldades, as drogas, a maturidade, as paixões, as disputas de poder, os crimes, as traições, o sexo, as gírias, os palavrões, as perseguições da polícia, e tantos outros elementos relacionados à vida dos traficantes e dos moradores da favela são registrados de forma detalhada e realista.
Cada traficantetem seu momento de “reinado” na Cidade de Deus que é marcado pela disputas de poder e assassinatos.
Cabeleira mata sem piedade, apesar de impor respeito dentro da comunidade e impedir que assaltos sejam realizados dentro dos limites da comunidade.
Bené, conhecido pela crueldade e pela admiração aos cocotas, é baixinho, gordo e infeliz no amor.
Zé Pequeno, o mais feio de todos os bandidos tambémé traficante mais cruel de todo o livro. Ele não se importa com ninguém nem amigos e conhecidos e, por ser impopular com as mulheres, as estuprava. Em um desses episódios, acaba provocando a fúria de Mané Galinha, ex-fuzileiro, e cria uma verdadeira guerra dentro da favela que envolve a polícia, geralmente corrupta, e causa a morte de crianças inocentes.
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovempobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás dacâmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
InfoEscola » Literatura » Livros »
Cidade de Deus
|

Por Ana Lucia Santana |
Paulo Lins empreendeu nesta obra, sua estreia literária, uma narrativa intensa, dura, realista e precisa. Ele discorre sobre o tema com eficácia, relatando as mudanças pelas quais a Cidade de Deus, favela carioca,passa ao longo do tempo – do crime em menor escala da década de 60 à violência organizada dos anos 90, perpassada pelo tráfico de drogas em alta escala.
Ele retrata sem nenhuma compaixão ou condescendência as trajetórias de Cabeleira, Bené e Zé Pequeno e, por meio destas histórias, representa a própria transformação do bairro neste intervalo temporal. Assim, desfilam em suas páginas oscriminosos, os policiais corruptos, os habitantes da favela. O autor descreve minuciosamente a vida nesta localidade, como os crimes são perpetrados, como a violência se dissemina, enfim, os bastidores que nunca integram as notícias dos jornais.
Não há, de forma alguma, uma perspectiva dualista nesta trama. O trabalho aqui realizado é baseado em pesquisas exaustivas e no conhecimento de causa do próprioescritor, que passou sua vida na Cidade de Deus. Tudo é tão realista que, se ele desejasse compor sua obra no estilo não ficcional, com certeza poderia ter produzido uma tese antropológica. A maior parte dos dados utilizados neste livro foi colhido pelo autor entre 1986 e 1993, quando ele atuou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de...
tracking img