Cidade de alegrete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nelmo Renato Santos Silva

Prof. Orientador: Helena Maria Hunning Bom

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Geografia (GED1024) – Estágio I
03/12/11

Resumo

Este trabalho foi elaborado para apresentar a cidade de Alegrete, sua localização geográfica dentro do estado do Rio Grande do Sul, dando uma visão geral sobre sua região nos aspectos físicos ehumanos. Estará sendo apresentados também fotos pessoais que foram feitas no período que lá residi e também, extraídas de sites, na internet, que fazem abordagem deste município. Espero poder mostrar como a cidade se mantem ativa economicamente e como é a formação de seu povo. Abordaremos os problemas causados pela exploração econômica do meio ambiente e suas consequências para a região.Palavras-chave: Município de Alegrete

1 INTRODUÇÃO

O estado do Rio Grande do Sul é composto por 496 municípios, divididos em sete mesorregiões e 35 microrregiões. A sétima mesorregião, chamada de Mesorregião do Sudoeste Rio-Grandense, é formada pela união de 19 municípios agrupados em três microrregiões que são: Campanha Central, Campanha meridional e Campanha Ocidental.

Omunicípio que iremos apresentar, está inserido na microrregião da Campanha ocidental e seu nome é Alegrete. Foi a terceira capital farroupilha, defensora e difusora da cultura campeira e também enaltecida pelos versos melódicos do famoso Canto Alegretense, cuja autoria se deve a Antonio augusto Fagundes e Bagre Fagundes, ambos filhos da cidade de Alegrete.

Fonte de belas paisagens, acidade de Alegrete e bem menos conhecida do que deveria ser, talvez em verdade, somente vivendo em suas terras e conhecendo seu povo teríamos a real visão de como é fantástico a mistura das raças, de origens diversas e controversas, convivendo em harmonia e paz.

2 - LOCALIZAÇÃO

Alegrete está localizada no oeste do estado e fica a 506 quilômetros de distância da capital PortoAlegre. Tem uma altitude média de 102 metros ao nível do mar, o clima da região é subtropical, temperado e com chuvas bem distribuídas durante as quatro estações bem definidas.
Área sinalizada em vermelho compreende a região de Alegrete.
|Localização |
|[pic]|
| |
|[pic] |

Entrada da cidade.

3 – GEOGRÀFIASuas paisagens são caracterizadas como estepe gramíneo-lenhosa e floresta estacional aluvial (mata ciliar). Possui extensas planícies de campo limpo, com algumas ondulações e raros morros residuais de arenito silicificado.
[pic]

[pic]
Gaúchos cuidando de equinos no interior de Alegrete

Alegrete está localizado totalmente sobre o aquífero guarani e seu lençolfreático apresenta águas de baixa alcalinidade e alta potabilidade.

Devido a estas particularidades geográficas, o solo na região de Alegrete, sempre foi muito explorado em termos de agricultura e pecuária extensivas, o que ajudou a agravar o aparecimento do chamado “Deserto do São João”, abrangendo uma extensão de mais de 200 hectare na região de mesmo nome.

Este chamado“Deserto”, nada mais é do que o desaparecimento da camada superficial do solo causado pelas chuvas, agricultura massificada e pela pecuária extensiva, que fizeram aflorar os chamados areais.
[pic]
Pode ser notada nesta foto o que vem ocorrendo no solo da região.

Quem estiver em um prédio alto, no centro da cidade, ao olhar nos campos em torno dela, verificará a existência de ilhas de...
tracking img