Trabalho feito pelos alunos sergio, aline e maira.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIEDADE PÓS-MODERNA:
INFLUÊNCIA NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Sérgio Luis Batista de Almeida

Aline Moraes
Maira Binsfeld
Prof. Paulo César dos Santos
Faculdade Metropolitana de Blumenau - FAMEBLU
Psicologia (PSI22) – Sociologia
29/04/11

RESUMO

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do Desenvolvimento Sustentável dentro do contexto dapós-modernidade no mundo atual refletindo sobre os problemas co-relacionados com o tema em discussão e a necessidade de buscar o crescimento em todas as esferas, econômicas, sociais, ambientais e ou científicas, fazendo com que elas venham ao encontro de nossas demandas dentro da realidade atual sem que haja comprometimento ao sujeito e ao meio ambiente em prejuízo às gerações futuras e que principalmentetenham como meta final a preservação ambiental além da redução da pobreza em todo nosso planeta.

Palavras-chave: Desenvolvimento. Consumo. Meio Ambiente.

1 INTRODUÇÃO

A globalização sem dúvida nenhuma rompeu barreiras, derrubou fronteiras, e aproximou as nações demonstrando suas qualidades, mas também suas vulnerabilidades em relação ao desenvolvimento sustentável. Queremos comeste trabalho demonstrar que a temática aqui abordada precisa de uma atenção especial por parte de todos os segmentos da sociedade civil organizada sob pena de comprometer todas as gerações futuras.
Temas como; aquecimento global, buraco na camada de ozônio, desmatamento, falta de saneamento básico, derramamento de óleo no mar, queimadas, dentre outros, precisam fazer parte das discussõesdentro do contexto que dá o titulo a este trabalho, pois em nosso entender estão todos co-relacionados às discussões em torno do assunto.
As informações, as políticas de implantação e divulgação do tema além da formação dos profissionais que terão a incumbência de levar este projeto não para o futuro, mas para a realidade do presente, também precisam ser massificadas em todas as esferaspossíveis.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Reflexão sobre desenvolvimento sustentável

Conceituar desenvolvimento sustentável dentro da sociedade pós-moderna implica em aprofundadas discussões relacionadas à manutenção das fontes naturais que geram as matérias- primas retiradas do meio ambiente destruindo e esgotando nossas fontes de recursos naturais e que quase sempre andam lado a lado com ocrescimento econômico, não venha destruir nosso meio ambiente e, da mesma forma possa contribuir para a redução da pobreza em nosso mundo.
O Problema da degradação ambiental é uma realidade a qual não pode mais ser ignorada, dentro deste contexto entendemos que é grande o desafio das lideranças que tem por objetivo alcançar o desenvolvimento garantindo que nossos recursos naturais sejamtransformados em bens e serviços a fim de suprir as demandas dos habitantes do planeta terra, planejar e cobrar de todas as nações políticas que visem à preservação do meio ambiente e por fim buscar a redução das desigualdades sociais dentre todas as nações, é sem sombra de dúvidas o alvo a ser atingido.

[...] A Conferência do Rio (Conferência das Nações Unidas sobre MeioAmbiente e Desenvolvimento, 1992) foi convocada dois anos após a publicação do Relatório Brundtland (elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela então Primeira-Ministra da Noruega, Gro Brundtland), cuja ampla divulgação permitiu que novos aspectos enriquecessem o debate em torno do meio ambiente. O relatório introduziu, igualmente, novos enfoques e cunhou oconceito de desenvolvimento sustentável, objetivo que exige equilíbrio entre “três pilares”: as dimensões econômica, social e ambiental. A Conferência do Rio consagrou o conceito de
desenvolvimento sustentável, e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo...
tracking img