Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antiguidade 1 Séc. XV AC
GRÉCIA ANTIGA
Polis - grega –
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas.Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

Roma Antiga
A civilização romana é tipicamente inserida no grupo "Antiguidade Clássica", juntamente com a Grécia Antiga que muito inspirou a cultura deste povo. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no Mundo Ocidental de várias áreas deestudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

MEDIEVAL 2 Séc V DC

Cidadania na idade média –
Na idade média com o feudalismo, a cidadania encontrou obstáculos, havendo inúmeros aspectos que inviabilizavam sua existência. O poder do feudalismo era administrado pelaigreja católica e o exercício desse poder era hierárquico e inquestionável.
Sob essa estrutura não poderia existir cidadania, pois entre os gregos a cidadania era a igualdade entre os homens e o direito de discussão e deliberação para resolver os conflitos, enquanto no feudalismo o poder era dividido de forma arbitrária e os ditos da igreja eram incontestáveis.

MODERNA / COLONIAL Séc. XVREVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Na Revolução Industrial, onde foram criados métodos de produção mais eficientes, colaboraram para a melhoria nas condições de trabalho dentro das fabricas, porém, com o uso de mais máquinas do que mão-de-obra humana, aumentou o número de desempregados. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foramconsequências nocivas para a sociedade.
 

REVOLUÇÃO FRANCESA – 14/07/1789
Embasada com o Lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade” a Revolução Francesa significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.

ILUMINISMO
Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompidopela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. 
Foi um movimento cultural que provocoumobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade, indo contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado, promovendo maior democracia e poder ao povo.

Imperial Séc. XIX
Imperialismo no Brasil
O Império do Brasil foi o Estado brasileiro existente entre 1822 e 1889, tendo a monarquia constitucional parlamentarista como seu sistema político, sendo regido pela constituição imperialbrasileira de 1824. Constituiu-se no 11º maior império da história da humanidade[3]. Precedeu a República dos Estados Unidos do Brasil, depois e atualmente, República Federativa do Brasil. Foi governado por um dos ramos da Casa de Bragança, conhecido como família imperial brasileira. Tendo seu início após a declaração da independência em relação ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 7de setembro de 1822, por Dom Pedro de Alcântara (então príncipe real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e representante do Rei Dom João VI (seu pai) no Brasil) - fundador do Brasil independente e primeiro imperador brasileiro, e seu fim após o golpe de Estado militar que instaurou a forma republicana presidencialista, em 15 de novembro de 1889. Foi dividido em dois períodos e uma...
tracking img