Cidadania e profissionalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cursos de Educação e Formação (Cursos EFA)

Nível Secundário

Liberdade e responsabilidade Pessoal

Cidadania e Profissionalidade



[pic]





























“ Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.”
Gandhi

| || |












Índice









Pág.



Introdução 2




Desenvolvimento 5

- Origem do nome cidadão/cidadania

- Analise da frase do


- Situação de Autonomia e Responsabilidade Partilhada,


- Construção do Bem Comum em Detrimentodo Bem Individual.


- Explorar exemplos de Liberdade e responsabilidade Pessoal




Conclusão 6










































Introdução




A palavra “cidadão” começou por significar “habitante de uma cidade”.

Mas depois, com o tempo, adquiriu um significado mais rico. É cidadão quempertence a um país onde há leis que protegem as pessoas, e onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir, ou seja quem pertence a um pais politicamente organizado. A palavra “cidadania” é ainda mais ampla porque abarca tudo:

• O direito que cada cidadão tem de exigir que os outros respeitem os seus direitos, que aceitem o Bem Comum como mais importante que os interesses pessoais eque cumpram as obrigações impostas pela lei;

• O dever que cada cidadão tem de respeitar os outros, de aceitar que o Bem Comum é mais importante do que os seus interesses pessoais e de cumprir as obrigações que lhe são impostas pela lei:

• O privilégio de pertencer a um Estado organizado e a responsabilidade de contribuir para melhorar a vida de todos.



O Estado temobrigação de garantir os direitos das pessoas, mas estas também têm deveres perante o Estado e perante os outros cidadãos. Numa democracia, os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros elementos da sociedade. Alguns desses deveres são: respeitar as leis; cumprir as obrigações face ao Estado, nomeadamente o pagamento de impostos e taxas, respeitar os direitos dosoutros cidadãos, nas condições definidas na lei e participar na vida comunitária.


Neste contexto privado, iremos falar sobre situações de Autonomia e Responsabilidades Partilhadas, identificando os nossos direitos e deveres em contexto privado (família, vizinhos, amigos e condomínio)

Desenvolver o tema sobre como a construção do bem -comum se faz muitas vezes em detrimento do meubem-individual. E por fim dar alguns exemplos de liberdade e responsabilidade pessoal.

































































Desenvolvimento



Se analisarmos a Raça Humana, deparamo-nos que com o passar dos tempos esta evolui, tornando se num “laboratório de experiencias”, visto que oMundo está em constante mudança.

Assim sendo, cada individuo é responsável por si mesmo e também pelo mundo que o rodeia, estabelecendo assim, uma ligação entre os indivíduos e o meio.

Logo poderei afirmar, que o indivíduo é um “animal social”, pois este vive em sociedade e desde que nasce está sujeito às normas e regras que lhe são impostas por esta.

Também é certo quetodos nós, encontramos formas próprias e diversificadas de satisfazer essas necessidades, interagindo com o mundo que o rodeia, transformando-o de acordo com as suas necessidades moldando-se constituindo-se como indivíduo.

Todos os indivíduos herdam dos seus progenitores (sexo, cor da pele, cor dos olhos, inteligência, etc.) que se constitui como um conjunto de condicionantes das suas...
tracking img