Cidadania e escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus, o Criador Maior.
À minha mãe Rita Acácia que incondicionalmente suportou e suporta a minha forte e ríspida personalidade e está sempre ao meu lado me apoiando e ajudando a superar os obstáculos e a seguir em frente.
A mim mesma que não desisti do curso diante das dificuldades que encontrei durante esses meses e o concluí.“Somos iguais nas diferenças...”

SUMÁRIO

Introdução ........................................................................ 09
Capítulo I
O que significa o termo inclusão? ..................................... 11
Capítulo II
Educação Inclusiva ........................................................... 14
Capítulo III
Educação Infantil Inclusiva................................................ 18
Considerações finais ......................................................... 28
Anexos................................................................................ 30
Bibliografia ......................................................................... 38
















Resumo
No presente estudo tratei da inclusãoapresentando o significado da palavra e trouxe o termo para a educação: escola e educação inclusiva. O termo inclusão se aplica em diversas situações e um cuidado especial precisa ser tomado para dar verdadeiro sentido à palavra na educação, pois se trata de aplicar o termo com pessoas. A partir dessa compreensão apresento algumas orientações para a inclusão na educação infantil. São orientaçõesarquitetônicas e orientações para todos os envolvidos nessa educação: educadores, diretores, funcionários, família e sociedade.

















INTRODUÇÃO
Hoje no Brasil fala-se muito em inclusão: na sociedade, na escola, no trabalho, etc. Mas nem sempre o termo da palavra tem sentido quando aplicado com pessoas e é nesse aspecto que estudo a educação inclusiva, especialmente aeducação infantil inclusiva.
A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses caminhos, aponto os desafios e apresento sugestões.
Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, sócio-culturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado.
A inclusão escolar infantilpercorre vários caminhos enfrentando preconceitos, dificuldades, despreparo profissional, barreiras arquitetônicas, prática escolar, reivindicação de direitos iguais e resistência de muitos professores em mudar suas práticas educativas.
Através de pesquisa bibliográfica apresento um levantamento sobre: a inclusão na educação infantil, a integração da criança com necessidades especiais ou dedistúrbios de aprendizagem; investigo as práticas educativas; o preparo do docente em uma sala de aula normal frente a alunos com necessidades especiais;
10
aceitação da diversidade; entender a inclusão como um processo social; ambiente escolar adequado e pedagogia diferenciada.





















CAPÍTULO I
O QUE SIGNIFICA O TERMO INCLUSÃO?
A palavra inclusão advém do verboincluir, originado do latim incluire, correspondendo a inserir, introduzir, acrescentar ou abranger. Seria equivalente ao verbo incluir a frase "colocar também" (Roquette, 1928). O termo se refere à conduta de inserir alguém ou alguma coisa em algum lugar.
A inclusão pretende atender aos estudantes com necessidades especiais nas vizinhanças das suas moradias, aumentar o acesso destes alunos àsclasses comuns e propiciar aos professores da classe comum um suporte técnico.
Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum.
No sentido educacional a inclusão se apresenta de...
tracking img