Cidadania feminina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA FEMININA

O termo feminismo surge no século XIX para tornar visível a situação da discriminação da mulher na Sociedade. Desde a antigüidade a mulher vem sofrendodiscriminações. Na Grécia, elas e os escravos ocupavam a mesma posição social. Em Roma, o paterfamilias legitimava o poder do homem sobre a mulher. Na Idade Média, as mulheres passaram a ocupar posições decomando nos negócios familiares e as abadessas tiveram um papel importante na preservação da cultura.

A Idade Média foi palco de uma das maiores perseguições contra a mulher: a "caça às bruxas",quando a Igreja, através do Santo Ofício (Inquisição), liderou o massacre, qualificado como verdadeiro genocídio contra o sexo feminino. Há referências de que no século XIV, em um único dia, foramexecutadas três mil mulheres. A opressão e discriminação à época eram tamanhas que as estatísticas de morte revelavam que enquanto um homem era queimado vivo na fogueira da Inquisição, dez mulheres tinham omesmo destino. A inquisição perpetrou crimes silenciosos e permitidos. Joana D' Arc foi um exemplo dessa época. Embora tenha optado pela guerra e chefiado exércitos buscando salvar a França contra osIngleses na Guerra dos 100 anos, foi acusada de feiticeira, o que ocultou o caráter político de seu processo.

Em 1789, com a Revolução Francesa e, apesar dos inúmeros movimentos na Europa, a mulherpermanecia ainda socialmente em segundo plano. Com o fim do feudalismo e início do capitalismo, a França torna-se o palco de protestos, ocasião em que surge o movimento feminista.

Com o adventodo capitalismo e das guerras, a mulher é empurrada para fora do lar, deixando de lado a condição de apenas esposa e mãe para integrar o mercado de trabalho. A consolidação do capitalismo trouxe tambémo surgimento de lutas e organizações pelos direitos da mulher, não só na França, mas na América, Inglaterra e Alemanha.

Em 1791, Olympe de Gouges lança a Declaração dos Direitos da Mulher e da...
tracking img