Ciclos bioqeoquimicos

1476 palavras 6 páginas
Introdução

Este trabalho começou a partir da exposição das “Influencias dos Ciclos Biogeoquímicos” com o auxílio do professor Jansen Brito. O objetivo desse trabalho é ter conhecimento básico a respeito dos ciclos biogeoquímicos, as influencias e as mudanças que ocasionam nos ecossistemas.
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que por diversos meios reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o meio ambiente. Dessa forma, a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio, entre outros elementos, percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como sendo o movimento de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Eles estão intimamente relacionados com os processos geológicos, de tal forma que é praticamente impossível tentar entender um ciclo biogeoquímico sem antes saber o que se passou com o planeta, as transformações que ele sofreu e que ainda hoje continua a sofrer, visto que a Terra é um sistema que prima pelo equilíbrio dinâmico que possui.

Desenvolvimento

1. O Ciclo da Água
É assim que chamamos a troca constante que a água faz ente a terra, mares, florestas e atmosfera. A água encontrada na atmosfera é proveniente da evapotranspiração que compreende a transpiração dos seres vivos e evaporação da água líquida. A evapotranspiração exige energia para ser realizada. Essa energia provém do sol, atuando diretamente na evaporação e indiretamente na transpiração, afinal a transpiração dissipa calor do organismo para o ambiente. A água gasosa da atmosfera se condensa e pode precipitar na forma de chuva (liquido), ou por um

Relacionados