Ciclos bioqeoquimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Este trabalho começou a partir da exposição das “Influencias dos Ciclos Biogeoquímicos” com o auxílio do professor Jansen Brito.
O objetivo desse trabalho é ter conhecimento básico a respeito dos ciclos biogeoquímicos, as influencias e as mudanças que ocasionam nos ecossistemas.
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais que por diversos meios reciclam vários elementosem diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois, fazem o processo contrário, ou seja, trazem esses elementos dos organismos para o meio ambiente. Dessa forma, a água, o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo, o cálcio, entre outros elementos, percorrem esses ciclos, unindo todos os componentes vivos e não-vivos da Terra.
Um ciclo biogeoquímico pode ser entendidocomo sendo o movimento de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Eles estão intimamente relacionados com os processos geológicos, de tal forma que é praticamente impossível tentar entender um ciclo biogeoquímico sem antessaber o que se passou com o planeta, as transformações que ele sofreu e que ainda hoje continua a sofrer, visto que a Terra é um sistema que prima pelo equilíbrio dinâmico que possui.










Desenvolvimento

1. O Ciclo da Água
É assim que chamamos a troca constante que a água faz ente a terra, mares, florestas e atmosfera. A água encontrada na atmosfera é proveniente daevapotranspiração que compreende a transpiração dos seres vivos e evaporação da água líquida. A evapotranspiração exige energia para ser realizada. Essa energia provém do sol, atuando diretamente na evaporação e indiretamente na transpiração, afinal a transpiração dissipa calor do organismo para o ambiente. A água gasosa da atmosfera se condensa e pode precipitar na forma de chuva (liquido), ou por umresfriamento excessivo na forma solida (neve ou granizo). O processo inverso ocorre nos oceanos e mares, onde a precipitação é menor que a evapotranspiração.
De maneira simplificada, podemos dizer que o ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento.

2. O Ciclo da Rocha
O ciclo das rochas consiste de vários processos que produzem rochas e solos.
O ciclo das rochasinicia-se com a destruição das rochas que estão na superfície, pela ação de agentes externos, sejam eles físicos ou químicos, ação essa conhecida como Intemperismo.
O intemperismo é o processo de degradação das rochas e acontece quando as rochas expostas á atmosfera sofrem um ataque erosivo, provocado pelo clima (vento, chuvas, etc), que pode modificar o seu aspecto físico ou a sua composiçãomineralógica. O intemperismo é um processo de desgaste mecânico, operado pelas águas correntes, pelo vento, pelo movimento das geleiras e pelos mares.
Os sedimentos, que são os produtos resultantes da ação do intemperismo, são transportados por diversos fluidos, passando a circular sobre a superfície terrestre por ação do calor solar ou da gravidade.
Com o passar do tempo e ao longo do aumento datemperatura, essas rochas são levadas á fusão , transformando-se novamente em rocha ígnea.
Devido à intensa atividade que ocorre no interior do planeta, ocorre o processo de levantamento dessa rocha. Isso acontece cada vez mais até o momento em que a rocha começa a chegar aos níveis superiores, e após algumas dezenas de milhares de anos essa rocha chega novamente à superfície, onde estará sujeita a açãodos agentes externos, reiniciando, assim, o ciclo.

3. O Ciclo do Carbono
O carbono é um elemento químico de grande importância para os seres vivos, pois participa da composição química de todos os componentes orgânicos e de uma grande parcela da inorgânica também.
Removido da atmosfera pela fotossíntese, o carbono é utilizado na síntese de compostos orgânicos, que vão suprir os seres...
tracking img