Ciclo da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Definir o começo da história da terra é um tanto difícil pois se deveria estabelecer em que momento os elementos que a compõem, que foram criados em diversos estágios da evolução estelar, se agruparam e se organizaram para formar o planeta.

Segundo a teoria mais aceite, há mais de 4,6 bilhões de anos pequenos corpos celestes denominados planetesimais colidiram mutuamentepor efeito da atracção gravitacional. Com o aumento do tamanho e consequentemente da gravidade aumentava também a frequência dos impactos sobre os corpos maiores. Dessa forma ter-se-iam originado os chamado planetas terrestres:

a) Mercúrio

b) Vénus

c) Terra (A terra se teria formado por volta dos 4.6 bilhões de anos)

d) Marte




































1. PRÉ-CÂMBRICO (Primitiva)

O pré- câmbrico, que decorreu entre os 4600 aos 570 M.a, e que se divide em dois períodos, o Arcaico (4600 aos 3800 M.a) e o proterozoico (2500 aos 570 M.a), no que teve origem a formação dos mares primitivos e a formação de várias cadeias montanhosas.

Na fauna e flora Edicariana surgiram os primeiros sinais de vida, os seres unicelulares e depois aparecem os organismosfotossintéticos e os seres pluricelulares marinhos

[pic]










2.1 A FAUNA DE EDIACARA

Ediacara é o nome de uma região da Austrália onda ocorrem os mais antigos fósseis de metazoários, aqueles com células organizadas em tecidos e órgãos. Por isso, esta ocorrência fóssil está entre as mais importantes do mundo. Por tratar-se apenas de impressões nas rochas, pois estes animais não tinham partes duras taiscomo conchas ou placas mineralizadas.

Estes fósseis são encontrados em rochas formadas em ambiente marinho, preservados só arenitos relacionadas a eventos catastróficos como tempestades e precipitação de cinzas vulcânicas.

[pic]

FAUNA DE EDIACARA



D








3. ARQUEANO

Na escala de tempo geológico, o arqueano ou arcaico é o eon que esta comprendido entre 3,85 bilhoes de anos e 2.5bilhoes de anos atrás, aproximadamente. O eon arqueano sucede o eon Hadeano e procede o eon Proterozoico. Divide-se nas eras Eoarquena, Paleoarqueana, Mesoarqueana e Neoarqueana, da mais antiga para a mais recente.



3.1 TERRA ARQUEANA

No começo do arqueano o fluxo de calor da terra era aproximadamente três vezes maior que é hoje, e era ainda duas vezes o nível corrente no começo do proterozoico. Ocalor extra pode ter sido remanescente da pressão planetária, da forma do núcleo de ferro, e parcialmente causado pela maior produção radiotiva de núcleos atómicos de vida curta, tais como urânio-235.

As mais velhas formações rochosas expostas na superfície da terra são arqueanas. As rochas arqueanas são provenientes da Groenlândia, do Escudo Canadense, Australia ocidental e de Africameridional. Apesar de os primeiros continentes terem se formado durante este Eon, a evidência sugere que apenas 5-40% da crosta continental actual formou-se durante o arqueano.

A maioria das rochas arqueanas que existem são metamórficas e ígneas, o grosso das ultimas intrusivas.

Em contraste com o Proterozoico, as rochas arqueanas são com frequência seguimentos de água profundas pesadamente metamorfizado.As rochas carbonatadas são raras indicando que os oceanos eram mais ácidos do que durante o proterozoico, devido ao dióxido de carbono dissolvido.

Não houve grandes continentes até tarde no arqueano; pequenos continentes eram a norma, impedidos de se unir em unidades maiores pela outra taixa de actividades geológicas.

As temperaturas parecem ter sido próxima dos níveis modernos, com águalíquida presente, devido a presença de rochas sedimentares dentro de certos gneisses altamente deformados. Astrónomos pensam que o sol era cerca de um terço menos quente, o que contribuiria para baixar as temperaturas globais em relação ao que de outra forma seria esperado. Pensa-se que este efeito era contrabalançado por quantidade de gases de efeito estufas maiores as verificadas mais tarde na...
tracking img