Ciclo celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro universitário do norte
Academia de Nutrição
Graduação em NutriçãoDenizard Rodrigo

Trabalho ciclo celular

Manaus – Brasil26 de Agosto de 2011

Introdução
Diariamente as célulasnecessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.

De forma prática, podemos entenderque na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foramformadas a partir de uma única célula


Desenvolvimento

Mitose
A Mitose produz células filhas idênticas à célula-mãe. Cadacélula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração, constitui também a base de algunsprocessos de reprodução assexuada.

As fases da divisão celular na mitose:

Intérfase - Não pertence ao fenômeno mitótico. Durante a intérfase, as células crescem, o material genético (DNA) se duplica,formam-se novas organelas citoplasmáticas e a célula acumula energia para continuar o processo.

Prófase - Os cromossomos condensam-se, tornando-se visíveis a carioteca e os nucléolosdesintegram-se, os centríolos dividem-se e dirigem-se para os pólos da célula. É formado o fuso de divisão (fibras protéicas).

Metáfase - É a fase mais propícia para estudos da morfologia dos cromossomos,...
tracking img