Ciclo braygton

1017 palavras 5 páginas
Ciclo Brayton

O Ciclo Brayton é um ciclo termodinâmico no qual a adição de calor ocorre à pressão constante, utilizado no estudo das turbinas a gás.

O ciclo de potência a gás ideal é o Ciclo Brayton, que é composto por quatro processos reversíveis:

• Compressão isoentrópica num compressor

• Fornecimento de calor a pressão constante num aquecedor

• Expansão isoentrópica numa turbina

• Rejeição de calor a pressão constante

O fluido de trabalho é o ar, que pode ser considerado gás perfeito. (Jurandir Itizo Yanagihara)

Ele é um ciclo ideal, uma aproximação dos processos térmicos que ocorrem nas turbinas a gás, descrevendo variações de estado (pressão e temperatura) dos gases. O conceito é utilizado como base didática e para análise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitações tecnológicas e fenômenos de irreversibilidade, como o atrito.

De maneira geral, a turbina a gás é uma máquina térmica bastante versátil no que se refere à utilização de combustíveis. Podem ser utilizados: gás natural, óleo diesel, álcool, biogás, óleo combustível, entre outros.

Vale ressaltar que, para não danificar o equipamento, é importante controlar a presença de alguns contaminantes contidos nos combustíveis, tais como: resíduos carbonosos, cinzas, enxofre, sódio, potássio, aromáticos, chumbo, entre outros.

Turbinas a gás não são usadas apenas em aviões a jato, são usadas também na propulsão de navios, helicópteros, aviões a hélice (turbo-hélice) e tanques de guerra. Também são usadas para gerar energia elétrica.

As turbinas a gás operam sob o ciclo termodinâmico de Brayton e quando foram inventadas, ainda não existiam aviões. As turbinas a vapor operam sob o ciclo termodinâmico de Rankini.

(http://www.mspc.eng.br/termo/termod0530.shtml#brayton_introd) (acesso 19/11/2011)

Em 1872 o engenheiro americano George Brayton desenvolveu o ciclo termodinâmico de Brayton

Relacionados