Ciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
CAMPUS ROLIM DE MOURA – RO
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

JOÃO BATISTA DIAS DAMACENO
________________________________
DISCENTE AGRONOMIA

PROCESSOS ECOLÓGICOS
_________________________________________
FATORES QUE AFETAM O CICLO DE VIDA DAS CULTURAS

ISAAC DE LUCENA AMORIM
______________________________
DOCENTE AGROECOLOGIA

ROLIM DEMOURA/2013
1. CICLAGEM DE NUTRIENTES

É o processo compreendido entre a entrada de nutrientes na planta, sejam eles macronutrientes ou micronutrientes até a sua saída como biomassa ou gases em retorno para a atmosfera ou retorno para o próprio meio.
Este processo ecológico compreende um fator ímpar no ciclo de vida das culturas, sejam em agroecossistemas ou ecossistemas naturais. Ocorremsimultaneamente vários ciclos conhecidos, como o ciclo do carbono, do nitrogênio, do fósforo, do enxofre e outros que atuam no solo e nas plantas.
O ciclo de nutrientes age nas culturas agrícolas de duas maneiras interligadas ou isoladas: Nos agroecossistemas, ocorre a ciclagem de nutrientes de forma natural e também a ciclagem antrópica, ode o homem estimula este ciclo para aumento daprodutividade, com acumulo de nutrientes, adubações, matérias orgânicos. Nos ecossistemas naturais somente ocorre à ciclagem natural se intervenção humana.
De fato, na ciclagem de nutrientes, há certa troca de favores ecológicos, pois as plantas retiram do solo o que precisam (nutrientes, água) e devolvem ao meio oxigênio essencial.
Para se ter uma boa ciclagem de nutrientes, recomenda-se o acumulo dematérias orgânicas e baixa rotatividade de adubos químicos que impedem a ocorrência da ciclagem orgânica.

2. SIMBIOSES

Simbioses são as interações que ocorrem mais comumente entre plantas e certos microorganismos (fungos, bactérias) ou entre plantas e plantas que estão divididas em simbioses parasíticas e simbioses mutualísticas que afetam diretamente ou indiretamente o ciclo de vidas dasculturas agrícolas.
As simbioses podem afetar positivamente ou negativamente uma cultura agrícola, sendo negativa as associações parasíticas, onde somente uma das partes é beneficiada (plantas parasitas de arvores lenhosas) e positiva nas associações mutualísticas, onde as duas partes são beneficiadas (fungos em simbiose com planta: micorrízas)
Como sendo um processo ecológico, as associaçõesbenéficas (mutualísticas) tem o papel de fornecer organicamente sais minerais necessários para as plantas, água e proteção contra patógenos enquanto, neste tipo de associação, as plantas fornecem ao seu associado carbono orgânico (açúcar).
Como recomendação prática, as associações entre bactérias que fixam nitrogênio no solo (rizhobium) e as plantas leguminosas (feijão, soja) é um ótimo meio paraaumento da produtividade destes tipos de culturas. Para que ocorra esta associação é necessário que seja feita uma inoculação entre essas bactérias e as leguminosas. Os resultados são economicamente e ecologicamente satisfatórios.

3. CONTROLE BIOLOGICO

O controle biológico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicosàs lavouras. Trata-se de uma estratégia muito utilizada em sistemas agroecológicos, assim como na agricultura convencional que se vale do Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Os processos de controle biológico interferem na produtividade agrícola do local bem como visa um manejo ecologicamente correto para combate de pragas. Com o uso do controle biológico há uma redução nos riscos de espalhegeneralizado da praga e pode sair mais barato que o controle convencional químico, que pode prejudicar as plantas da cultura, bem como influenciar na qualidade final do produto.
Há de se dizer, que o controle biológico tem que ser estudada de maneira a cada área e a cada cultura distinta uma da outro. Dependendo do controle biológico que se aplica, pode no lugar de benefícios trazer malefícios para...
tracking img