Ciclagem de nutrientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1289 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
MÓDULO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL







PORTFÓLIO II

Ciclagem de Nutrientes















Guarulhos
2011







PORTFÓLIO II

Ciclagem de Nutrientes








Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FaculdadeENIAC para a disciplina Ecologia e Gestão de Recursos Naturais.













Guarulhos
2011





DESCRIÇÃO BASEADA NO LIVRO TEXTO
Os autores apresentam no Capítulo 4 de ambos os livros os conceitos fundamentais para entender claramente o significado de nutrientes e ciclagem de nutrientes, os tipos, tempos de retenção e de renovação, biogeoquímica de bacias hidrográficas,mudança climática global, ciclo da água, etc.
Os capítulos são enriquecidos de exemplos e explicações práticas, e abordam aspectos fundamentais como, os tipos de reservatórios existentes, tipos de ciclos essenciais à vida, ciclagem de elementos não essenciais, ciclagem de elementos nos trópicos, etc.
Obras nas quais se baseiam este Portfólio:
Livro 1 – Odum, E. P. Ecologia – Rio deJaneiro:Guanabara Koogan, 2009.
Livro 2 – Odum, E. P. & Barret, G. W. – Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

ATIVIDADE PROPOSTA

1ª Parte: Questões Diretas

1) Quais são os principais compartimentos que levamos em consideração ao traçar os ciclos biogeoquímicos?
Resposta:
 Os ciclos Biogeoquímicos necessitam de matéria prima que são os insumos (água, energia) passam por umprocesso de transformação, sendo ele químico ou não; geram o produto e após ele resíduos. Também é conhecido como Lei da Matéria.

2) Explique que fatores contribuem para que um composto tenha um longo tempo de permanência em um oceano ou na atmosfera.
Resposta:
Devido os nutrientes a serem dependentes do exterior durantes aos períodos,esse componentes são o fósforo,água e nitrogênio.3) Quais são as principais diferenças entre os ciclos biogeoquímicos globais de P e C ou CO2 e CH4?
Resposta:
O ciclo do nitrogênio é um ciclo do tipo gasoso muito complexo e bem tamponado;o ciclo do fósforo é um exemplo de tipo sedimentar mais simples e menos bem regulado; O ciclo do enxofre é um exemplo para se ilustrarem as ligações entre o ar, água e crosta terrestre.

4) Terrasúmidas, arrozais, cupins e vacas são as principais fontes de CH4. Por quê?
Resposta:
Devido a estes componentes liberarem nitrogênio em sua decomposição e no plantio dos arrozais auxilia na produtividade.

2ª Parte: Aquecimento global (enad 2005)

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndiosflorestais e cada vez menos gelo.
Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas.
As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2 ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oitopaíses. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005)
O aquecimento global é um fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade.
Apresente suas sugestões de providências a serem tomadas pelos governos que tenham como objetivo minimizar o processo de aquecimento global.
Respostas:
O aquecimento global é de totalresponsabilidade de todos os governantes e população ,é necessário que sejam tomadas providências emergenciais para com o meio ambiente deste do consumismo desenfreado da sociedade,com utilização de matérias primas indevidas das nossas florestas, até a geração de poluentes pela água e pelo ar. Medidas como por exemplo a criação de um selo verde para fabricas,controlando a emissão de gases.Educação Ambiental...
tracking img