Cia hering - estrutura e analise de balanço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 38 (9397 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET – Campus Maracanã
Estrutura e Análise de Balanço

HGTX3

Andressa Calmon do Espirito Santo
Matricula: 1024047GADM
Professora Ilda
Capítulo 1
1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
A Análise do Balanço é um instrumento de análise econômico-financeira, importante para a definição da situação da empresa. Conjugado com o conhecimento de todos os demonstrativos contábeis, a análise debalanço completa a compreensão da situação da empresa.
“O objetivo da analise de balanço é oferecer um diagnóstico da situação econômico-financeira da organização, utilizando-se dos relatórios gerados pela Contabilidade Financeira e de outras informações necessárias à análise, relacionando-se prioritariamente a utilização por parte de terceiros”
www.cosif.com.br

Este trabalho tem como objetivoanalisar as demonstrações financeiras da empresa Cia Hering.



2. CIA HERING
2.1 HISTÓRIA
A história da Cia. Hering une-se de forma inseparável à saga dos Hering, uma família de imigrantes alemães que, como tantas outras que vieram para a América, acabou por escrever um importante capítulo do desenvolvimento do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Com a grande crise vivida pelaEuropa, após um violento período de guerras, Hermann Hering ouvira falar de uma nova colônia fundada em 1850 pelo Dr. Blumenau, em Santa Catarina, Brasil. Ainda sem infra-estrutura, Blumenau despontava como um povoado que se dedicava ao trabalho e valorização da educação, cultura e arte.  Entusiasmado com a oportunidade, Hermann aportou na colônia em 1878, juntamente com seu irmão Bruno.Recém-chegados da Alemanha, os primeiros tempos não foram fáceis para os irmãos Hermann e Bruno Hering. Porém, após algum tempo, eles perceberam uma grande chance de explorar um mercado promissor: não havia ainda nenhuma tecelagem na região e roupas e tecidos estavam entre os produtos importados mais caros. Em 1880, Hermann Hering comprou um tear circular e um caixote de fios, em seguida escreveu à esposapedindo que ela encaminhasse ao Brasil seus filhos mais velhos, Paul e Elise. Assim, teve início a produção de uma pequena tecelagem "Trikotwaren Fabrik Gebrueder Hering". Mesmo com recursos técnicos rudimentares, a tecelagem contava com um fator decisivo para sua sobrevivência e crescimento: os Hering vinham de uma longa tradição de tecelões, nascida séculos antes na cidade de Hartha, interior daAlemanha.
Hering é a palavra alemã que designa o arenque (tipo de peixe semelhante à sardinha), daí o logotipo da companhia ter sido composto de dois peixinhos, cada um simbolizando um irmão. A produção de camisetas de malha de algodão aumentou com a aquisição de novas máquinas, contratação de funcionários, ampliação das instalações e a vinda de toda a família para o Brasil. Enquanto Hermanncoordenava a parte produtiva, seu irmão Bruno vendia os produtos em toda a colônia, indo até Itajaí, distante 50 km. Em 1882, a qualidade das camisetas costuradas por Johanna e Nanny - filhas de Hermann - garantiu à Hering uma medalha de prata numa exposição do Rio Grande do Sul.
Em 1893, o negócio assumiu juridicamente o porte de empresa, registrada com a denominação de Comercial Gebrueder Hering. Aempresa crescia e, às vésperas da primeira guerra mundial, foi adquirida uma fiação completa. Isto proporcionou à Hering independência do mercado externo de fios de algodão e uma passagem segura pelos tempos de recessão ocorridos durante a guerra.
Devido à escassez da mão-de-obra instaurada em 1929, já com a denominação de Companhia Hering, se iniciou a descentralização da costura, com aaquisição de uma fábrica em Indaial-SC. A medida ia de encontro com as aspirações e necessidades de atingir novos municípios e estabelecer o desenvolvimento das regiões através da geração de milhares de novos empregos.  A segunda geração da família Hering assumiu os negócios e dinamizou ainda mais a empresa: complementaram suas atividades empresariais ampliando e construindo novas unidades dentro e...
tracking img