Chumbo no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: Chumbo no Ambiente de Trabalho AUTORIA: Factor Segurança, Lda PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 161 (Novembro/Dezembro de 2005) KÉRAMICA n.º 280 (Setembro/Outubro de 2006)

1. INTRODUÇÃO O chumbo encontra-se disseminado por todo o lado, na crosta terrestre, na água, no ar e, de um modo geral, entra no organismo humano em pequeníssimas quantidades, sem efeitos nocivos para a saúde.

Pb

Osmaiores riscos existem em zonas industriais ou em grandes centros urbanos, onde os resíduos das fábricas e a existência de chumbo na gasolina afectam a saúde das pessoas, sendo em actividades profissionais com exposição ao chumbo que os riscos se tornam mais preocupantes. Da área da metalurgia e metalomecânica passamos a apresentar algumas actividades onde é possível a exposição a chumbo: -Fundição de chumbo e de zinco (primária e secundária); - Fabrico e reciclagem de acumuladores; - Artesanato de estanho e de chumbo; - Fabrico de chumbo para soldar; - Fabrico de munições contendo chumbo; - Fabrico de objectos à base de chumbo ou de ligas contendo chumbo; - Utilização de tintas, esmaltes, betumes e cores com chumbo; - Utilização frequente de chumbo para soldar em espaços fechados; -Construção e reparação automóvel; - Fabrico de aço com chumbo; - Têmpera de aço com chumbo; - Revestimento com chumbo; - Recuperação do chumbo de resíduos metálicos contendo chumbo. Estão potencialmente sujeitos ao risco de intoxicação pelo chumbo (saturnismo) todos os trabalhadores expostos aos seus vapores, fumos ou poeiras.

2.

VIAS DE PENETRAÇÃO NO ORGANISMO O chumbo entra no corpo humanoatravés das vias: É pulmonar; É digestiva;

É cutânea. É pela via pulmonar que o risco se torna maior, dado que possibilita a absorção para o sangue de 35 a 50% do chumbo inalado. Pela via digestiva, apenas 10% de chumbo ingerido passa para o sangue, o que pode facilmente acontecer se se fumar, beber ou comer no local de trabalho.

3.

EFEITOS DO CHUMBO NO ORGANISMO Os riscos de exposição aochumbo são: É Intoxicação aguda (muito rara, mas possível); É Intoxicação crónica - saturnismo - com diversas manifestações ao nível dos sistemas nervoso, renal, cardiovascular e hematológico. A consequência mais grave é a encefalopatia, que pode chegar ao coma. Os sintomas de intoxicação pelo chumbo são: * fadiga e diminuição da capacidade física, * alterações do sono; * dores nos músculos; *"cólica saturnina" com dores abdominais, náuseas e vómitos.

4.

NÍVEL DE ACÇÃO E VALORES LIMITE DE CONCENTRAÇÃO E BIOLÓGICO Sempre que a actividade desenvolvida implique a exposição a chumbo, as entidades empregadoras devem proceder a avaliações do risco das exposições a este agente, determinando a natureza e o nível de exposição a que estão sujeitos os trabalhadores. Estas avaliações dos níveisde concentração de chumbo no ar devem ser representativas da exposição individual dos trabalhadores e, independentemente dos valores verificados, devem ser repetidas ou revistas sempre que ocorram modificações nas condições existentes nos locais de trabalho.

4.1. Nível de acção Trata-se do valor da concentração de chumbo no ar dos locais de trabalho fixado em 75 ug/M3, (microgramas por metrocúbico) referido a oito horas diárias e a 40 horas por semana. Sempre que as avaliações revelarem a existência de qualquer trabalhador sujeito a uma exposição igual ou superior ao valor acima indicado, o controlo de concentração de chumbo no ar deve efectuar-se pelo menos de três em três meses. Contudo esta frequência pode ser reduzida até uma vez por ano, quando não ocorra nenhuma modificaçãoimportante nos processos de trabalho ou nas condições dos locais de trabalho e desde que se verifique ainda uma das seguintes situações:

a) As medições obtidas nos dois controlos consecutivos precedentes, efectuados individualmente ou por grupo, indiquem valores de concentração inferiores a 100 ug/m3; b) A taxa individual de plumbémia não ultrapasse em qualquer trabalhador exposto o valor de 60...
tracking img