Chipset

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CHIPSET E SUA TECNOLOGIA ATUAL

Sumário
1- INTRODUÇÃO 1
2 - DESENVOLVIMENTO 2
2.1- Definição 2
2.2 - North Bridge 3
2.3 - South Bridge 3
2.4 - Tecnologia Atual 4
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

Lista de figuras
Figura 1.............................................................................................................. Página 2

1-INTRODUÇÃO

A intenção do grupo de alunos que compôs esse trabalho foi a de elaborar, ao mesmo tempo, um documento que retratasse o conteúdo da disciplina Laboratório de hardware abordado em sala de aula, como também levantar as diferentes tecnologias conseguidas na evolução dos componentes de chipsets entre os seus fabricantes mais relevantes.
Para tanto, houve a preocupação de localizar nasfontes de estudo os elementos que caracterizaram um avanço substancial na estrutura do chipset levando em consideração as suas características anteriores.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1- Definição

Chipset é um conjunto de chips (circuitos integrados) que gerenciam todas as funções feitas pela placa mãe. É o “cérebro” de uma placa de circuito eletrônico que controla suas funções, sua velocidade,tráfego de entrada e saída de dados, etc. É a principal característica de uma placa mãe, que recolhe informações e as envia ao lugar certo. É um dos principais componentes de um PC, ficando atrás somente das memórias e do processador.
É ele que explica ao sistema operacional qual dispositivo está conectado, onde e como está conectado. No caso da placa mãe o chipset controla os dispositivos daprópria placa, como também os periféricos conectados pelas portas que ela disponibiliza, por exemplo: entradas USB. Se excluirmos o chipset a placa mãe será somente um emaranhado de trilhas, conectores, reguladores de tensão e controladores diversos.
É o componente mais caro da placa mãe, e também é um indicador de qualidade geral da placa. Normalmente um fabricante não utiliza um chipset mais caro,como por exemplo, o chipset fabricado pela Intel ou nVidia em um placa de segunda linha.
O chipset se divide em dois chips principais que são North Bridge e South Bridge, conforme a figura abaixo:

Figura 1: Exemplo de placa com dois chips
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-que-e-o-Chipset-e-para-que-serve

2.2 - North Bridge

A ponte Norte se localiza fisicamente mais próximo doprocessador, é mais complexa, trabalha mais, portanto se exige mais dela, por isso a tendência é esquentar o chip, havendo portanto, a necessidade de que a Ponte Norte sempre seja coberta por um dissipador metálico, já que é o chip de maior consumo elétrico. Fica mais próximo do processador, e incorpora o controlador da memória RAM e também o controlador de vídeo e se comunica com o South Bridge. É elequem define os processadores e as memórias suportadas pelo sistema computacional em si, como por exemplo, qual tipo de memória RAM será utilizada, e também qual é o FSB da memória em questão.

2.3 - South Bridge

A Ponte Sul é um chip menor e mais simples que o chip da ponte norte. Ele incorpora os barramentos mais lentos, como o barramento PCI, portas USB, SATA e IDE, controladores de som,controladores de rede e o controlador Super I/O, como as portas seriais e paralelas, porta para o drive de disquete, teclado, mouse, e áudio. Embora as funções das tarefas da Ponte Sul sejam mais numerosas, os barramentos ligados a ela utilizam menos trilhas de dados. É na Ponte Sul que está a conexão com o BIOS.
Para construir uma placa mãe, os fabricantes da placa compram de outros fabricantesos chipsets que usarão, sendo assim, podem seguir um projeto de referência ou até mesmo criar seu próprio projeto para um maior desempenho e funcionalidade com as modificações feitas no circuito.

2.4 - Tecnologia Atual


Vários fatores contribuíram para que a arquitetura atual do chipset se tornasse cada vez mais dinâmica. A integração dos circuitos componentes da placa mãe em alguns...
tracking img