China capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cultura nacional e as
práticas de tomada de decisão

Republica Popular da China

VITÓRIA – ES
2011

Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre na disciplina Processos Decisórios do 3º semestre do curso de Administração do Instituto de Ensino Superior - FAVI, sob orientação da professora Magda Lamborghini.

VITÓRIA – ES2011

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos falar sobre a cultura nacional e a tomada de decisão na República Popular da China.
Popularmente conhecida com China, é maior País da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. Sua capital é Pequim  (em chinês 北京;em pinyin Běijīng) e seu dioma oficial é o Mandarim.

HISTÓRIA
Com aproximadamente 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a RepúblicaPopular da China é o terceiro ou quarto maior país do mundo em área total e o segundo maior em área terrestre. Sua paisagem é variada, com florestas de estepes e desertos (os de Gobi e Taklamakan) no norte seco e frio, próximo da Mongólia e Sibéria (Rússia), e florestas subtropicais no sul húmido e quente próximo ao Vietnam, Laos e Mianmar. O terreno do país, a oeste, é de alta altitude, com o Himalaiae as montanhas Tian Shan formando fronteiras naturais entre a China, a Índia e a Ásia Central. Em contraste, a costa leste da China continental é de baixa altitude e tem uma longa faixa costeira de 14.500 quilômetros, delimitada a sudeste pelo Mar da China Meridional e a leste pelo Mar da China Oriental, além de onde estão Taiwan, Coréia e Japão.
A antiga civilização chinesa, uma das primeiras domundo, floresceu na bacia fértil do rio Amarelo, que atravessa a Planície Norte da China.

CULTURA
Na cultura chinesa os valores tradicionais são derivados da versão ortodoxa do confucionismo, que era ensinado nas escolas e fazia até parte dos exames da administração pública imperial. Os líderes que dirigiram os esforços para mudar a sociedade chinesa depois do estabelecimento da RepúblicaPopular da China em 1949 foram promovidos na antiga sociedade, que se viu marcada por estes valores. Revolucionários conscientes, não tiveram intenção de transformar a cultura chinesa completamente. Como administradores práticos, os líderes do partido comunista chinês buscaram mudar alguns aspectos tradicionais, como a posse da terra e a educação rural, enquanto conservavam outros, como a estruturafamiliar. As mudanças na sociedade chinesa foram menores e menos consistentes do que as reivindicações dos porta-vozes oficiais.
Sobre as artes chinesas podemos falar sobre objetos em bronze, jade e osso, utilizados sobretudo em rituais xamanistas. Estas formas em bronze e jade mostravam pela primeira vez um dos princípios essenciais da arte chinesa: a síntese entre o espírito criador artístico afunção social e hierárquica a que estavam destinados desde sua concepção. O primeiro princípio é demonstrado no aprimoramento das formas, na origem dos temas decorativos tomando como paradigma as forças da natureza e sua ação sobre o espírito humano, e no grande conhecimento técnico de materiais que caracterizou todas as formas de expressão artística chinesa.

Como complemento da diversificaçãodas formas, como na iconografia, os adornos correspondiam aos princípios de hierarquização social e uso ritual que caracterizaram os inícios da civilização na China com a Dinastia Shang e a Dinastia Zhou. Nesta última dinastia surgiram as escolas de filosofia, que aprofundaram a relação do indivíduo em torno de si e a consideração social do mesmo, estabelecendo os fundamentos teóricos que com opassar dos séculos daria origem à teoria chinesa da arte.

Sobre a culinária observamos os seguintes apéctos: na china a comida chinesa sólida é degustada com pauzinhos chineses ( k'uai-tzu na china, hashis no japão)e os líquidos com umacolher larga e plana (normalmente de cerâmica). O chinês considera ter uma faca na mesa muito selvagem. Sendo assim, a maioria dos pratos são preparados em...
tracking img