Janela de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Reflexivo do Livro “Janela de Vidro”
A educação Física na década de 80, estava atrás de um conceito, recém desvinculada do militarismo e da medicina, surgiram novas propostas no ramo da educação física, causando um frenesi nos estudos da área. Na primeira matriz, a educação física ganhou status de ciências, com seu próprio objeto de estudo, (motricidade humana, ação motora, movimentohumano.) Ainda na década de 80, estavam ocorrendo algumas crises, a melhor resposta da educação física vem através das propostas pedagogicas.
No entanto a educação física foi perdendo o seu foco educacional para ganhar novas vertentes, como danças, musculação, etc.
Em 90 a cultura corporal e esportiva estava em alta graças aos meios de comunicação

A educação física na década de 80, estavaatrás de um conceito, recém desvinculada do militarismo, e da medicina, sugiram novas propostas no ramo da educação física, causando um frenesi nos estúdios da ária. Na primeira matriz, a educação física, ganhou status de ciências, com seu próprio objeto de estudo, (motricidade humana, ação motora, movimento humano.) Ainda na década de 80, estava ocorrendo algumas crises, a melhor resposta daeducação física vem através das propostas pedagógicas.
No entanto, a Ed, física foi perdendo o seu foco educacional, para ganha novas vertente-se, como danças, musculação etc. 
Em 90, a cultura corporal, e esportiva, estava em alta, graça aos meios de comunicações. A educação física deixou de ser, simplesmente técnicas esportivas, e praticas pedagógicas para fazer parte do ciclo do capitalismo.Comisso a educação física foi perdendo sua essência que era de forma cidadãos capazes de ser críticos. A vivencia dos movimentos, e começaram a forma consumidores de produtos, patrocinadores de eventos esportivos, e cada vez mais os jovens, foram se afastando da educação física lúdica, o papel da escola é aproxima os alunos dessas praticas.

Depois de desvinculada do militarismo, a EducaçãoFísica buscava um foco educacional, o autor nos mostra que várias propostas foram apresentadas.
Em primeiro momento, a área ganhou status de ciências, onde o foco era voltado para a motricidade humana, ou seja, os estudos do corpo em movimento e ao longo do tempo foram aparecendo novas vertentes como às danças, musculação, técnicas esportivas e práticas pedagógicas.
Na década de 90, com oforte apelo da mídia, principalmente na área esportiva, a Educação Física escolar, com o intuito de educar através de jogos e brincadeiras, foi perdendo espaço para os esportes de competição, pois a mídia oferecia para as crianças e jovens elementos atrativos, assim a Educação Física passava a fazer parte da era do capitalismo.
Com isso o esporte é visto através da espetacularização, e temo intuito de vender aquelas imagens e produtos, mesmo aqueles que não tem relação direta com o esporte usam o espaço esportivo da TV para divulgar suas marcas, sem a preocupação de educar o público que assiste a programação, além de levá-los a um mundo imaginário de fama, dinheiro e vitórias.
Se compararmos crianças e jovens estão mais informados no que acontece na TV, como fofocas deartistas, novelas, resultados de partidas esportivas, do que saberes e informações passadas em sala de aula.
Por todas estas razões (Mauro Betti pág. 58) irá nos indagar; se uma escola não ensina a assistir a televisão, para que mundo está educando? Se educar exige a preparação de cidadãos para uma integração crítica e reflexiva na sociedade, como serão integrados cidadãos que não estiverempreparados para realizar de forma critica e reflexiva aquela atividade a qual dedicam à maioria de seu tempo?
Assim, o autor demonstra no livro a necessidade do educador incorporar em sua prática pedagógica este novo contexto histórico, procurando não ser contra a mídia com discursos antigos e moralistas, mas tematizando com os alunos as notícias, informações e valores que a mídia passa de...
tracking img