Chico mendes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Onde nasceu e morreu: local, região, país.

Francisco Alves Mendes Filho nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Serigal Porto Rico, estado do Acre. Filho de seringueiros iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade.

Chico Mendes faleceu em 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos, assassinado na porta de sua casa. Os assassinos foram julgados a 19 anos de prisão.

1. O períodoem que viveu, ou seja, descrever sucintamente suas circunstâncias históricas da região, país e mundo.

Em 1973, Chico Mendes participou dos conflitos de terra na fazenda Santa Fé. A partir desta data, a participação do Chico Mendes na luta dos trabalhadores rurais e seringueiros foi uma constante. Chico Mendes presente na ocupação do seringal Porvir, junto com centenas de trabalhadores semterra vindos do sul do país.

Em 1976, Chico Mendes participava do "empate" da derrubada na fazenda Carmem em Brasiléia. A presença combativa de Chico Mendes nos embates e "empates" de Xapuri são marcos na história do movimento dos trabalhadores de Xapuri.

Em 1975, o nome de Chico Mendes está gravado também na história de dois sindicatos dos trabalhadores rurais: fundou e foi secretáriogeral do STR de Brasiléia; participou da fundação e já exerceu a presidência do STR de Xapuri por dois mandatos. Participou da fundação da Central única dos Trabalhadores do Acre (CUT).

A luta do Chico Mendes não ficou presa apenas aos sindicatos.
Em 1978, Chico Mendes candidatou-se a vereador em seu município e foi eleito.

O ano de 1981 marca o ingresso de Chico Mendes no Partido dosTrabalhadores junto com lideranças nacionais do PT, entre eles o Lula, Chico Mendes foi indiciado na Lei de Segurança Nacional e, posteriormente, absolvido pela justiça Militar.
O ano de 1985 está na memória do eleitorado xapuriense. Chico Mendes concorreu à prefeitura de Xapuri e obteve 25% dos votos. Na atual legislatura, correspondente às eleições de 82, Chico Mendes é suplente de deputadodo PT, pois foi o segundo candidato a deputado estadual mais votado pelo Partido dos Trabalhadores.

2. Sua luta: relato sucinto.

• 1975 – É fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Chico Mendes aceitou o convite para ser secretário geral da instituição.

• 1976 – Começou a organizar os seringueiros para lutarem em defesa da posse de terra.

• 1977 –Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Neste mesmo ano, foi eleito vereador pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

• 1978 – Começou a receber ameaças dos fazendeiros locais, descontentes com sua atuação sindical.

• 1980 – Participou da fundação dos Partidos dos Trabalhadores (PT), tornando-se dirigente do partido no estado do Acre. Neste mesmo ano,foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional a pedido de fazendeiros da região, que o acusavam de envolvimento no assassinato de um capataz de uma fazenda. Foi absolvido por falta de provas.

• 1981 – Tornou-se presidente do Sindicato de Xapuri.

• 1982 – Candidatou-se a deputado estadual pelo PT, porém não conseguiu eleger-se.

• 1985 – Organizou o 1º Encontro Nacional deSeringueiros. Participou da fundação do CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros). Participou da proposta da “União dos Povos da Floresta”, que previa a união dos interesses dos seringueiros e indígenas na defesa da floresta amazônica.

• 1987 – Recebeu em Xapuri uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas), mostrando a devastação causada na floresta amazônica por empresas financiadas pelo BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento). Após levar as denúncias ao senado dos Estados Unidos, o BID suspendeu os financiamentos a estas empresas.

• 1987 – Recebeu vários prêmios na área de ecologia e meio ambiente em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos. Tanto no Brasil como no mundo seu trabalho foi reconhecido: recebe em Londres, o Prêmio Global...
tracking img