Chico mendes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo do Estado de Roraima
Secretária de educação, cultura e desporto
Escola Estadual Dom José Nepote



Boa Vista
Outubro/2012
Escola Estadual Dom José Nepote
Professor: Wanderley
Aluno (a): Nandrya Hayne Santos de Lima
Serie: 6º Turma: 63 Turno: Matutino“O progresso é impossível sem mudanças.
Aqueles que não conseguem mudar as
suas mentes, não conseguem mudar nada.”
Autor: George Bernard Shaw.Índice
Apresentação-------------------------------------------------- 04
Desenvolvimento--------------------------------------------- 05
Conclusão------------------------------------------------------- 08
Biografia--------------------------------------------------------- 09Apresentação
Este trabalho é um convite para você entrar no maravilhoso mundo de Chico Mendes. Ao ler você perceberá que Chico foi um homem inesquecível, podemos descobrir coisas incríveis na trajetória dele.
O objetivo deste trabalho é que você conheça melhor a vida e o trabalho de Chico Mendes.04

Desenvolvimento
Líder sindical seringalista, ativista ambiental brasileiro.
Chico Mendes
15/12/1944 Seringal Porto Rico, Xapori (AC)

Atualizado em 25 de novembro de 2011, às 10h31.
Pobre e iletrado, o pai de Chico Mendes ganhava a vida extraindo látex das seringueiras na floresta amazônica. Aos nove anos, o garoto Francisco Alves MendesFilho também entrou para a profissão de seringueiro: era sua única opção, já que lhe foi a oportunidade de estudar. Até 1970, os donos da terra nos seringais não permitiam a existência de escolas. Chico só foi aprender a ler aos 20 anos de idade.
Indignado com as com as condições de vida dos trabalhadores e dos moradores da região amazônica, tornou-se um líder do movimento de resistência pacífica.Defensor da floresta e dos direitos dos seringueiros, ele organizou os trabalhadores para protegerem o ambiente, suas casas e famílias contra violência e a destruição dos fazendeiros, ganhando apoio internacional.
Fundou o movimento sindical no Acre em 1975, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Participando ativamente das lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos, montouo Conselho Nacional de Seringueiros, uma organização não-governamental criada para defender as condições de vida e trabalho das comunidades que dependem da floresta.
Chico Mendes também atuou na luta pela posse da terra contra os grandes proprietários, algo impossível de se pensar na região amazônica até os dias de hoje. Dessa forma, entrou em conflito com os donos de madeireiras, de seringais ede fazendas de gado.
05
Participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, em 1977, e foi eleito vereador para a Câmara Municipal local, pelo MDB, único partido de oposição permitido pela ditadura militar que governava o país (1964-1985). Nessa época, Chico sofreu as primeiras ameaças de morte por parte dosfazendeiros ao mesmo tempo, começou a enfrentar vários problemas com eu próprio partido: o MDB não era solidário às suas lutas.
Em 1979, o vereador Chico Mendes lotou a Câmara Municipal co debates entre lideranças sindicais, populares e religiosas. Lembre-se: era tempo de ditadura militar. Foi acusado de subversão e passou por interrogatórios nada suaves. Foi torturado secretamente e, como...
tracking img