chfjdhlsaç

892 palavras 4 páginas
1ª Lista – 2 ANO – Int. de Alimentos – 4º BIM

Curso:

Modalidade:

Ano/Período:

Turno:

Prof(a).:
JARDEL

Matrícula:

Nome:
NOTA

Equilíbrio Químico e Iônico

01. (UEPB, Adaptado) Num recipiente fechado com capacidade para 500 ml, a uma dada temperatura, ocorreu a reação entre o óxido de enxofre (SO2 gasoso) e o oxigênio (O2 gasoso). Estabelecido o equilíbrio, observou-se que existia 3,0 mol/L de SO2(g), 1,5 mol/L de O2(g) e 2,0 mols/L de SO3(g). Qual o valor da constante de equilíbrio da reação?

2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)

02. (UFR-RJ) No equilíbrio químico a velocidade da reação direta e inversa se igualam, dessa forma as quantidades de reagentes e produtos permanecem constantes, estabeleça expressão da constante de equilíbrio da reação em fase gasosa.

NO(g) + O2(g) → NO2(g) + O3(g)

03. (Cefet–PR, Adaptado) Analise cada uma das afirmações abaixo, colocando (V) para verdadeiro e (F) para falso, justificando cada um dos casos.

( ) O equilíbrio químico só pode ser atingido em sistema fechado.
Justifique.

( ) Em um equilíbrio químico todas as substâncias participam do cálculo da constante de equilíbrio indepenentemente do seu estado físico.
Justifique.

04. (Unitau-SP, Adaptado) Em uma reação química genérica, todos os participantes encontram-se no estado gasoso e as pressões parciais de cada uma das substância no equilíbrio, foram apresentadas na tabela abixo:

Substância
Pressão Parcial (atm)
X2
2,0
Y2
2,0
XY3
4,0

O valor da constante de equilíbrio (Kp) da reação química é de:

05. (U. Católica de Salvador-BA) A produção de carbeto de silício, importante material refratário, envolve o equilíbrio representado por:

SiO2(l) + 3C(s) → SiC(s) + 2 CO(g)

A expressão da constante desse equilíbrio é dada por:

a) [SiC] / [SiO2] d) [CO]
b) [CO]2 /[C] e) [CO]2
c) [CO]2 / [SiO2]
06. (Cesgranrio-RJ) Assinale, entre as opções abaixo, a razão KP/Kc

Relacionados