Cheques devolvidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A popularidade da Teoria de Maslow agora está em outro foco. A sua teoria da pirâmide de necessidades está embutida em 99% de todas as teorias motivacionais, cursos de liderança e de desenvolvimentopessoal e profissional que hoje existem.

Se você não se lembra exatamente a teoria de Maslow, é aquela que se define que as necessidades das pessoas segue uma hierarquia e que as necessidades denível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, ou seja, elas são atingidas em uma ordem específica. A pirâmide ao lado representa os 5 níveis da teoria de Maslow. Nonível mais baixo estão as necessidades fisiológicas, como comida. Ninguém consegue pensar em segurança e estima se não tiver fatores tão básicos resolvidos. E por aí segue. O segundo nível é o dasegurança, que significa tanto segurança na vida como segurança no emprego.

Ainda segundo Maslow, as necessidades fisiológicas, de segurança a algumas sociais são fatores desmotivacionais ou higiênicos.Ninguém consegue motivar alguém suprindo essas necessidades, mas certamente a falta gerará desmotivação. Todos os outros níveis já são considerados fatores motivacionais.

Pois bem, técnicas modernasde estudo do cérebro estão destruindo com algumas bases de Maslow. Na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), algumas pessoas foram submetidas a um jogo eletrônico enquanto tinham seucérebro monitorado. O jogo, apelidado de Cyberball, consiste de três avatares que jogam bola entre si. Você controla um dos avatares. O interessante do experimento é que, no meio do jogo, os outros doisavatares simplesmente começam a ignorar o seu avatar e jogar bola somente entre si, não passando mais para o seu avatar. O sentimento de exclusão e de raiva gerado pelo ostracismo dentro do jogo foimapeado no cérebro na mesma zona da dor física, ou seja, o sentimento de exclusão provoca no cérebro a mesma reação que a dor física. A conclusão do estudo é que a "dor social" e a dor física podem...
tracking img