Chegaremos ao bide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Chegaremos ao bidê
Há quem acredite que o que pensa e faz é o padrão de pensar e fazer do mundo. Quando algo não se encaixa no seu modelo de vida, reage com estranheza ou desdém. São respostas dementalidades primárias, enquadradas nos limites de alguns costumes. O ambiente mais prazeroso é sempre o ambiente mais vário. O…
Crônicas 792
Há quem acredite que o que pensa e faz é o padrão depensar e fazer do mundo. Quando algo não se encaixa no seu modelo de vida, reage com estranheza ou desdém. São respostas de mentalidades primárias, enquadradas nos limites de alguns costumes. O ambientemais prazeroso é sempre o ambiente mais vário. O padrão me deixa dentro de um cercadinho cheio de podes e não podes, ou de licenças e interditos; a variedade cultural me oferece opções e me provoca aexperienciá-las.
Atualmente, a maior parte dos cientistas sociais considera impróprio dizer que uma cultura é superior a outra. Podem-se reconhecer diferenças, não superioridades. Não concordo comisso. Inadequado, a meu ver, é ignorar outros estágios culturais e achar-se situado no topo do progresso.
Há muitos modos de se entender uma sociedade. Observam-se costumes, tabus, rituais,comportamentos públicos e privados. O tratamento dispensado a crianças permite leituras, do mesmo modo que o relacionamento com a comida, o uso de adornos corporais ou os hábitos de higiene. Reflitamos sobre nós,sobre um costume generalizado que temos, mas que não me parece tão adequado assim.
Já contamos algumas gerações cultivando o hábito de limpar a bunda após defecar. No início era o mato. Ia-se ao matoe com mato se limpava. A bananeira foi uma evolução, a folha macia fez sucesso. O milho trouxe o sabugo. Limpar-se com sabugo é do tempo das latrinas, as casinhas no fundo do quintal, armadas sobreuma fossa. Havia um banco com um buraco e um estoque de sabugos. As pessoas faziam o seu cocô, que se ia amontoando, fermentando e alimentando vermes. As galinhas comiam esta sopa e as pessoas comiam...
tracking img