Chegada no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao chegar ao Brasil, Debret ainda estava impregnado de sua formação neoclássica,aqui foi mudando a sua arte tão logo começou a desenhar cenas do cotidiano da então capital imperial. Debret procuroudemonstrar, com minuciosos detalhes e cuidados, a "formação" do Brasil, especialmente no sentido cultural do povo e nação. Debret dedicou ao negro a quase totalidade de suas pranchas. “É curiosocomparar a maneira com que Debret pinta os negros e os brancos. O ponto de verdade dos dois” (Lima Barreto 1881-1922)

A simples observação das obras nos faz perceber o papel desempenhado pelos negros nasociedade da época. Este elemento representava a principal força de trabalho em qualquer tipo de atividade. O artista francês foi além do que se poderia enxergar nitidamente e buscou evidenciar emsuas obras, no plano da invisibilidade, o modo de vida dos quase três milhões de africanos que por aqui chegaram. A escravidão dominou o Brasil, pois não havia uma oferta de trabalhadores e o trabalhoassalariado nem era conveniente para os fins da colonização. O tráfico representava uma fonte potencial de acumulação de riqueza e era facilitado pelo contato com sociedades, que em sua maioria, jáconheciam o valor do escravo. Os colonizadores tinham conhecimento da habilidade dos negros e a sua utilização na atividade açucareira nas ilhas do Atlântico. A escravidão era uma instituição nacionale os negros ajudaram na construção da identidade do Brasil enquanto nação, tanto que até os dias de hoje elementos da cultura africana fazem parte de nossa sociedade, tais como: capoeira, feijoada,vatapá e o candomblé são alguns exemplos.

Foi precisamente no registro do cotidiano brasileiro que Debret produziu os mais extraordinários resultados. Seus desenhos apresentam figurinhas,transpostas de um cenário para outro e pintadas diretamente das ruas, informam como se vestiam, como trabalhavam, como se divertiam, como eram enterrados os ricos e os pobres, os cidadãos livres e os...
tracking img