Tantalo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
abundância seja da ordem de 1,7 ppm (0,000017%), send mar (0.002 ppb). A tantalita, principal mineral-minério composição dos meteoritos carbonados, com teores de abundância no Universo de 0.08 ppb.

A história da evolução do pensamento pensame A história da evolução do primeiro que o primeiro metal relativamente científico assinala metal dúctil, dúctil, TÂNTALO Antônio Fernando da SilvaRodrigues; Geól., MSc. relativamente puro,por Werner von Bolton, em produzido somente veio a ser produAntônio Fernando da Silva Rodrigues; Geól., MSc. E-mail: antonio.fernando@dnpm.gov.br zido por Werner von Bolton, em 1903. pesquisa aplic da pesquisa pura à ImporE-mail:– antonio.fernando@dnpm.gov.br DNPM Sede / DF. Tel.: (61) 3312-6868/4070 ta enfatizar que, da pesquisa pura à pesquisa DNPM – Sede / DF.Tel.: (61) 3312-6868/4070 inicialmente na fabricação filamentos aplicada, o tântalo foi aplicado inicialmente usados em lâmpadas incandescentes na fabricação filamentos (em substituição ao tecnológica lâmpadas incandescencarbono), usados em associada ao uso da ene I. O BEM MINERAL – TÂNTALO tes que oclaros) – inovação (mais elevado ponto (bulbos tungstênio tecnológica associada ao uso da energiaelétrica, na época metálicos) o substituiu em 1909, arrefe I. O BEM MINERAL – TÂNTALO – até que o tungstênio (mais elevado ponto implicou indústria pelo metal, o que de pesquisas puras em laboratório. fusibilidade inata entre os metálicos) o substituiu em 1909, arrefecendo-se, então, o O tântalo (do latim: tantalum) foi O tântalo (do latim: tantalum) foi descoberto na ímpeto da indústria pelometal, o que implidescoberto na Suécia, por Anders G. Suécia, por Anders no retorno ao âmbito das pesquisas puras G. Ekeberg (1802) e isolado cou Ekeberg (1802) e isolado por Jöns Berpor Jöns 1922 em (1820). a meado do século Somente emBerzelius laboratório. Atéprodução comercial do tânt retoma-se zelius (1820). Até meado do século XIX XIX os químicos acreditavam que o tântalo (Ta) e de sais, com aempresa americana Fansteel Metallurgical os químicos acreditavam que o tântanióbio (Nb) baterias que empregava quando, carregador de eram os mesmos elementos,um retificador fab lo (Ta) e nióbio (Nb) eram os mesmos 1 experimento do desenvolvimento das pesquisas aplic com o re-início realizado por Mariganc (1844) elementos, quando, experimento realiSomente 1922 retoma-se a produção de ligas tântalo,comprovoutântalo na química diferentes do(Ta-Ni) resiste aplicação doema naturezacomposiçãocomercialdesses zado por Mariganc (1844) comprovou por elementos. processo de eletrólise de sais, com a empresa americana Fansteel a natureza química diferentes desses de ferramentas de usinagem, equipamentos de laboratório Metallurgical Co. lançando no mercado um carregador de baterias Tantalita, Pilbarradistrict, Australia elementos. bem como na indústria joalheira.
que empregava um retificador fabricado com o metal. Portanto, com o re-início do desenvolvimento das pesquisas aplicadas, amplia-se o campo de aplicação do tântalo na composição de ligas (Ta-Ni) O elemento metálico Tântalo é relativamente raro na crosO elemento metálico 1,7 ppm é relativamente raro na crosta terrestre. Estima-se que aTântalo resistentes à corrosão, na fabricação de ferramentas de usinagem, ta terrestre. Estima-se que a abundância seja da ordem de abundância mar da ordem A equipamentos de laboratório químico e válvulas de rádio, bem do (0,000017%), sendo mais reduzida nas águas do seja (0.002 ppb). de 1,7 ppm (0,000017%), sendo mais reduzida nas águascomo mar ser encontrada composiprincipal mineral-minério,pode ser encontrada na tantalita, principal mineral-minério, pode(0.002 ppb). naA tantalita, na indústria joalheira. composição dos meteoritos carbonados,notáveisteores de 20 de inércia química, elevadas reAs com características ppb, especulando-se uma ção dos meteoritos carbonados, com teores de 20 ppb, especulandoabundância no Universo de 0.08 ppb. se uma abundância no Universo de 0.08 ppb....
tracking img