Checklist das nr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIA MUNDIAL DA VOZ
16/04/2012


Em 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz. A campanha surgiu em 1999 no Brasil e atualmente ocorre em vários países do mundo, como Portugal, Espanha, Chile,Venezuela, Itália, Suíça, Estados Unidos.
Neste dia ações de orientação, informação e conscientização sobre os cuidados com a voz são divulgadas para a população em geral. O objetivo é prevenir asdoenças e alterações da voz, principalmente o câncer de laringe, que pode trazer como sintoma a rouquidão.
A voz é a forma mais comum de comunicação, sendo fundamental nas relações sociais. Osdistúrbios da voz ocorrem principalmente entre os trabalhadores que utilizam a voz como ferramenta de seu trabalho. Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. São consideradosprofissionais da voz: professores, cantores, advogados, feirantes, telefonistas, radialistas, vendedores, profissionais que atendem público em geral.
Utilizando a voz de forma correta e observandoalguns cuidados é possível manter uma “voz saudável” durante toda a vida.
Veja como você pode cuidar da sua voz:
Manter a hidratação adequada do organismo bebendo água em temperatura ambiente;Eliminar o fumo. O cigarro pode causar câncer de pulmão e laringe;
Evite gritar e pigarrear;
Evite falar muito em locais ruidosos, pois o ruído obriga a aumentar a intensidade da voz;
Faça um período derepouso vocal após uso intensivo da voz;
Mantenha uma alimentação sadia e horas de sono suficientes;
Antes de utilizar a voz por tempo prolongado evite ingerir leite e derivados, banana e chocolate,pois estes alimentos engrossam a saliva e o esforço para falar é maior. Prefira comer uma maçã, que por sua propriedade adstringente favorece a articulação das palavras com menor esforço.
FIQUEATENTO! Sintomas como: rouquidão persistente, pigarro, perda súbita da voz, dificuldade de engolir, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta podem significar problemas. OUÇA O QUE SUA VOZ TEM A...
tracking img