Che guevara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CHE GUEVARA

RESUMO

Neste trabalho apresentamos a/o EAD- Educação a Distância ou Ensino a Distância como muitos denominam, reforçando a necessidade de divulgação dessa modalidade à comunidade em geral. Com os avanços das novas tecnologias e as necessidades do mercado de trabalho, o uso do EAD tem se difundido oferecendo uma série de vantagens, entre elas a diversidade do uso do tempopara estudo de forma individual, utilizando ferramentas e padrões de acordo com a legislação educacional vigente. O Ensino a Distância tende a expandir-se, conquistando novos espaços em decorrência principalmente de fatores como o custo elevado do ensino presencial e a necessidade da adequação de horários pessoais. A Educação a Distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontecefundamentalmente com professores e alunos conectados virtualmente. Neste sentido, a forma de comunicação do EAD é o grande diferencial. Surge, então, a necessidade da divulgação, por parte das instituições que promovem o mesmo, com o objetivo de orientar sobre a forma e as características desta modalidade, propiciando um conhecimento maior da sociedade sobre a Educação a Distância.

Palavras-chave:Educação a Distância, Tipos de EAD, Possibilidade e compromisso no EAD.

INTRODUÇÃO

Embora para a maioria do grande público o Ensino a Distância (EAD) pareça uma modalidade extremamente recente, estudiosos datam seu advento no final do século XVIII. Seu desenvolvimento passou por inúmeras mudanças, conhecidas como gerações, até chegar aos dias de hoje. Cada geração contou com a utilização dediversos materiais, sendo que, atualmente, a terceira geração, dispõe da utilização ampla dos ambientes virtuais interativos que a computação e a internet propiciam.

A cada dia, o uso do EAD como processo de ensino tem se difundido porque oferece uma série de alternativas ao ensino presencial regular como a flexibilidade no uso do tempo para estudo de forma individual.  Com os avanços datecnologia é possível organizar a formação utilizando o ambiente virtual. Instituições de educação como universidades, faculdades, instituições focadas em cursos técnicos e cursos em geral são alguns dos locais que já utilizam EAD. As empresas ou grupos empresariais também estão utilizando o EAD para formação e treinamento de seu pessoal.

De acordo com Alves (2003, p. 2),Educação a Distância (EAD) pode ser entendida inicialmente como “qualquer modalidade de transmissão e/ou construção de conhecimento sem a presença simultânea dos agentes envolvidos”. Esta definição distingue a modalidade de ensino-aprendizagem por não exigir que seus participantes estejam presentes nos mesmos tempo e local, fazendo uma oposição ao ensino presencial.

Ao observarmos ofuncionamento dos tipos de ensino a distância, veremos uma modalidade que é o curso ao vivo, ministrado por um instrutor, via internet que pode ser assistido por alunos em qualquer local que tenha acesso da web. Nesse formato é possível a interação entre instrutor e alunos. Hoje, contamos, também, com EAD semipresencial, onde os alunos, periodicamente, se reúnem e aprendem com a orientação de uminstrutor ou tutor que procura sanar as dúvidas dos conteúdos oferecido no material de apoio como o Caderno de Estudo.

As vantagens oferecidas pelo EAD são muitas, entre elas:

- Custo individual e global dos programas de treinamento,

- Padronização no ensino,

- Maior intercâmbio de conhecimento,

- Quebra das barreiras geográficas,

- Gestão e medição sistematizada de programasde treinamento,

- Integração com outros sistemas,

-Utilização de padrões definidos.

Atualmente, a utilização do computador e da Internet é uma realidade de grande parte da população. Um curso a distância que faça uso de ferramentas tecnológicas atinge uma grande camada da população, que já demonstra entrosamento com estas novas tecnologias.

Informar a comunidade educacional...
tracking img