Charges

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Charge
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar , por meio de uma caricatura , algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origemfrancesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
O discurso chargístico
As charges recorrem a variadas estratégias de discurso para produzir osefeitos cômicos e reflexivos a que se propõem. Na maioria dos casos, apenas algumas técnicas são empregadas em uma mesma produção, mas certos elementos mostram-se frequentes ou mesmo essenciais e, porvezes, aparecem juntos.
Linguagem visual
O elemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargistapretende passar. É claro que, na maioria das vezes, às imagens se alia a linguagem verbal para enriquecer o discurso elaborado.
O exagero
Grande parte das charges trabalham com a questão do exagero.Exagerando, o chargista consegue dar ênfase maior ao que está tentando dizer ao evidenciar aspectos marcantes do que a obra se propões a retratar. São distorções que distanciam o desenho da realidade,mas aproximam-no da verdade. Ao mesmo tempo, os exageros são responsáveis por enaltecer o caráter cômico das charges e provocar o riso dos leitores.
O ridículo
O homem ri do ridículo humano,daquilo que foge à normalidade das ações dos homens, ao cotidiano. As charges procuram expor figuras públicas a situações ridículas ou a mostrar de forma não convencional temas normalmente tratados commaior seriedade, suscitando assim o riso.
Ruptura discursiva
Um final inesperado é um fator muito usado em charges para provocar o efeito de comicidade. Trata-se de uma ruptura do discurso construído.O riso está associado a essa súbita quebra de lógica que surpreende o leitor. A surpresa é um fator imprescindível nesse caso, e uma virtude do bom chargista é saber escondê-la sutilmente do leitor...
tracking img