Chapisco.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO.

Desde o inicio da construção civil, a velocidade de execução sempre foi fundamental e decorrente desta procura por maior agilidade alguns equívocos veem ocorrendo,deixando de lado algumas normas fundamentais para a qualidade do serviço executado. Contudo, o processo executivo torna-se cada vez mais necessitado de requisitos as quais exigem a proprietários e construtoras umagarantia de uma melhor qualidade.
Dentre esses requisitos, destacam-se os revestimentos em chapisco, cuja função segundo KAZMIERCZAK, Claudio de Souza, BREZEZINSK, Débora Elisiane e COLLATTO, Décio (jan/jun 2007) “é a regularização da sua capacidade de aderência, em especial quando possui uma superfície muito lisa e/ou com porosidade e capacidade de sucção inadequadas, bem como em revestimentossujeitos a solicitações mais severas, como revestimentos externo e de tetos.”
Vários são os métodos construtivos, principalmente sem o uso adequado do revestimento com cimento e areia (chapisco), ou por não respeitar seu tem de curaexigido pela norma o que pode acarretar diversas patologias, tais como: fissuras, insuficiência de aderência ( deslocamento ), retração, mancha de umidade, entre outras(MOURA 2007).
Segundo RUDUIT, Felipe Regert (2009, pg.19) “dentre as qualidades de um revestimento de argamassa, a aderência ao substrato é uma das mais importantes, já que se relaciona a fatores como a durabilidade, aspecto, estanqueidade e segurança da edificação, principalmente se o revestimento compuser uma fachada.Para melhorar a aderência, especialmente em caso de superfícies de concreto,é comum se aplicar uma camada, de preparo do substrato que, geralmente, se trata de uma argamassa de cimento e areia media ou grossa, chamada e chapisco, como ligação entre o substrato e a argamassa de revestimento. O chapisco tem como principal função o aumento da aderência da argamassa de revestimento, tanto nos momentos iniciais após o lançamento de argamassa fresca e após seu endurecimento,melhorando a microancoragem e macroancoragem do revestimento.”
Mesmo sendo este, um fator de grande importância, pois se tratando de materiais cimentícios não é pratica nas construções a realização da cura do chapisco.

2. JUSTIFICATIVA.

A escolha deste tema, foi motivada pelas grandes ocorrências de patologias em construções devido a falha de aderência em revestimentos de argamassa, efalta de preocupação com a segurança deste revestimento.
Uma das questões que causam estas patologias, é o não comprimento do traço do chapisco estabelecido pela norma. E também o não comprimento do tempo cura estabelecido.


3. OBJETIVO.

Este trabalho tem por finalidade a verificação, de acordo a NBR 7200, obter uma possível redução no tempo de cura do chapisco, obtendo resultadossatisfatórios que não levem a nenhum processo patológico.
Os objetivos específicos são:

- Verificação sobre o tempo de cura do chapisco, de acordo com a NBR 7200
- Verificação da umidade relativa do ar na influencia do tempo de cura.
- Verificação da temperatura na influencia da cura do chapisco.

4. PROCESSO CONSTRUTIVO.

4.1 ADERENCIA DO REVESTIMENTO DE CHAPISCO EMALVENARIA CONVECIONAL
Os mecanismos que promovem a aderência entre a argamassa e o substrato são verificados tanto na argamasse fresca, no instante em que eles entram em contato, o que é denominada adesão inicial; quanto na argamassa endurecida, o que é considerada a aderência propriamente dita ( MOURA 2007 ).
As propriedades de aderência do chapisco varia conforme o substrato utilizado, porempode-se dizer que o chapisco é de fundamental importância para a fixação dos demais revestimentos como emboço e reboco.
Segundo Ruduit (2009), substratos com alta porosidade (alvenaria convencional) a necessidade da utilização do chapisco é indispensável, pois a não utilização pode prejudicar a aderência dos revestimentos devido a perda excessiva de agua da argamassa aplicada no substrato. Em...
tracking img