Chapeuzinho Vermleho

688 palavras 3 páginas
Chapeuzinho Vermelho (título no Brasil) ou Capuchinho Vermelho (título em Portugal) é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.1
Índice [esconder]
1 A versão moderna mais conhecida
2 A História do Conto
2.1 Charles Perrault
2.2 Os Irmãos Grimm
2.3 Outros Autores
3 Interpretações
3.1 Despertar Sexual
3.2 Ataques de Lobos
3.3 Os ciclos Naturais
3.4 Ritual
3.5 Os dois Caminhos
3.6 Modernidade
4 Ligações externas
5 Referências
A versão moderna mais conhecida[editar]

Uma garota conhecida como Chapeuzinho Vermelho, atravessa a floresta para entregar uma cesta de mel para sua avó a pedido de sua mãe, mas a estrada a frente se bifurca entre um caminho longo e seguro e um caminho mais curto e perigoso. A menina toma o caminho curto, aonde é vista pelo Lobo Mau. Ele sugere que a menina volte e tome o caminho longo, por segurança. Chapeuzinho segue o conselho do lobo e volta atrás. Mas enquanto ela toma o caminho longo, o Lobo Mau segue pelo caminho curto, chega à casa da avó, e a devora completamente. Então, se veste com suas roupas e aguarda Chapeuzinho na cama da avó. Quando a menina chega, nota a aparência estranha de sua avó, e tem o famoso diálogo com o lobo:
—Porque esses olhos tão grandes? Então ela é respondida:
—Ó minha querida, são para te enxergar melhor
—Porque essas orelhas tão grandes?
—São para te ouvir melhor.
—E porque essa boca tão grande?
—É para te comer!!!
Nesse momento, a "avó" (que era o lobo disfarçado), revela-se tentando devorar a Chapeuzinho, que grita assustada. Então, um caçador que passava por ali, ouve os gritos, e encontra o lobo dormindo na cama. O caçador então abre a barriga do lobo donde saem chapeuzinho e sua avó, ilesas.
A História do Conto[editar]

Relacionados