chamado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CHAMADO, PREPARO E RESULTADOS MINISTERIAIS

E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo... E Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancem a unidade da fé e doconhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à plenitude de Cristo (Ef. 4:7, 11-13).
Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas (1Co. 12:28)

Os dons ministeriais,como são ditos, são os chamados e várias habilidades dadas a certos cristãos, que os capacita a permanecer no posto de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres. Ninguém pode se colocar em um desses postos; pois essa pessoa deve ser chamada e presenteada por Deus.
É possível que a mesma pessoa possa ocupar mais de um posto, mas somente certas combinações são possíveis. Por exemplo,é possível que um só possa ser chamado para ocupar a posição de pastor e mestre ou de profeta e mestre. Contudo, é pouco provável que alguém possa ocupar a posição de pastor e evangelista simplesmente porque o ministério do pastor requer que ele permaneça em um lugar servindo ao rebanho local e, portanto, não poderia cumprir o chamado de um evangelista que deve viajar com frequência.
Mesmo queessas pessoas recebam dons diferentes para propósitos diferentes, todas foram dadas à igreja para um propósito geral — o “de preparar os santos para a obra do ministério” (Ef. 4:12). O objetivo de cada ministro deve ser preparar o cristão para a obra do ministério. Contudo, muitas vezes aqueles no ministério agem, não para preparar os cristãos para o ministério, mas para entreter pessoas do mundoque vão aos cultos — cultos da igreja. Cada pessoa chamada para um desses ministérios deve avaliar constantemente sua contribuição ao preparo “dos santos para a obra do ministério”. Se todos os ministros se avaliassem, muitos eliminariam várias atividades erroneamente consideradas “ministério”.
A igreja está sempre recebendo novos cristãos que precisam crescer, e o resto de nós sempre temnecessidade de amadurecer espiritualmente um pouco mais. Então Deus chama cada um com o dom que Ele mesmo escolhe, prepara, capacita, aperfeiçoa e nos designa para assumirmos o nosso posto em Sua obra.
O mais importante é que o cristão sentirá um chamado divino de Deus. Será encarregado a cumprir certa tarefa. Isto é muito mais que simplesmente ver uma necessidade que pode ser preenchida. É uma fome dadapor Deus que compele uma pessoa a certo ministério. Se realmente ele for chamado por Deus, não poderá se satisfizer, até começar a cumprir seu chamado. Isto nada tem a ver com ser apontado por um homem ou um grupo de pessoas. Deus é quem faz o chamado.
A pessoa que realmente for chamada se verá preparada por Deus para cumprir sua tarefa. Cada um dos cargos carrega uma unção sobrenatural quepermite que o cristão faça o que Deus o chamou para fazer. Com o chamado, vem a unção. Se não há unção, não há chamado. Uma pessoa pode desejar certo ministério, fazer faculdade teológica por vários anos se educando e se preparando para esse ministério; mas sem a unção de Deus, não há chance de sucesso verdadeiro.
Ele verá que Deus abriu uma porta a uma oportunidade para que exercite seus dons emparticular. Desse modo, poderá provar ser fiel e, eventualmente, ele é encarregado com maiores oportunidades, responsabilidades e dons.
Se uma pessoa não sentiu a vontade do chamado espiritualmente para um dos dons ministeriais, ou se não está ciente de qualquer unção especial para cumprir uma tarefa dada por Deus, ou se nenhuma oportunidade apareceu para que exercite os dons que acha que tem essa...
tracking img