Cesio 137

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2ª AVALIAÇÃO (Exercício 3) – Saúde do idoso
A cidade de Jaboticabal situa-se em área distante da capital, sua renda principal é a
agricultura familiar, com plantações de alface e outras verduras. Vários domicílios possuem animais para consumo próprio como galinhas e porcos. Por ser uma cidade pequena (12.145 habitantes), os moradores têm dificuldade de acesso às informações locais, pois quasetodos os domicílios possuem antenas parabólicas.Serviços disponíveis em Jaboticabal:
a) Apenas uma escola de ensino básico
b) Uma igreja
c) Um mercado municipal
d) Um salão de corte de cabelo masculino e feminino
e) Duas unidades de saúde da família (sendo que uma está em reforma e por isso está
fechada)
f) 85% da população são constituídas por pessoas acima de 60 anos de idade
g) Épredominantemente feminina, viúvas e “namorando” novos parceiros.
h) As USF não são procuradas por essas mulheres e nem pelos idosos para a obtenção
de preservativos, pois tem vergonha do que possam pensar deles.
i) Não tem disponível transporte público fácil para levar as pessoas que necessitam aos
serviços de saúde da cidade mais próxima e de maior porte.

Você está começando a trabalhar emJaboticabal como enfermeiro (a) na USF e
percebeu que as pessoas idosas não estão sendo atendidas de acordo com os princípios da Política Nacional de Atenção à pessoa Idosa, em especial no que se refere à prevenção de DST´s/Aids. Somando-se a essa situação há relatos de outros moradores de que os idosos estão sendo super- medicado pelo novo médico da USF, que “gosta muito de calmantes”. Qual suaconduta frente a essas situações E faça um plano de ação para esses moradores.

Resposta
Ao chegar em qualquer local de trabalho o Enfermeiro deve procurar conhecer o público alvo que se vai trabalhar, as demandas, como a equipe funciona, se as consultas são registradas nos prontuários, a carência daquela comunidade, entre outros pontos que seram relevantes e importantes para que um plano deação seja feito e que possa ser concretizado.
Ao levar em consideração a conduta médica desde já me considero contra mesmo nunca tendo vivido tal experiência, deixando claro que o calmante não ajudaria aquele idoso a continuar com suas atividades, pois o deixaria sedado o que estaria contra todo o meu programa de assistência ao idoso.
Um dos principais ponto de partida é a orientação a prática deatividades físicas, onde melhora a auto-estima do idoso, assim como sua saúde no geral, um idoso que vive a base de calmantes não terá disposição física para tais atividades.
No mais estarei a seguir relatando a importância da comunidade no geral e em especial ao idoso está informado e cooperar com a prevenção, promoção e reabilitação da saúde sexual.
A Enfermagem é a ciência humana, de pessoas eexperiências, com um campo de conhecimentos, fundamentações e práticas que abrangem o estado de saúde e doença; portanto, exige dos profissionais, competência técnica, capacidade criativa de reflexão, de análise crítica e um aprofundamento constante de seus conhecimentos técnico-científicos.
Na promoção da saúde a enfermagem possui planos assistenciais para desenvolver cuidados adequados. OPlano de Assistência de Enfermagem do trabalho está diretamente ligado ao Plano de Tratamento, Plano de Cuidados de Enfermagem e o Plano de Assistência de Enfermagem do trabalho. O plano de assistência de enfermagem é geralmente um programa definido por cuidados de enfermagem destinados a um paciente em particular. Principalmente no Brasil que em um futuro próximo precisa estar pronto para umapopulação grande de idoso.
Idoso é uma pessoa de 60 anos de idade ou mais. O envelhecimento são as alterações graduais irreversíveis na estrutura e funcionamento de um organismo que ocorrem como resultado da passagem do tempo, processo de envelhecimento em qualquer parte entre o nascimento e a velhice; outros fatores ambientais e culturais promovem o envelhecimento do ser humano.
A...
tracking img