Certo e errado na linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É muito complicado determinar “certos” e “errados” na língua falada. Em todo e qualquer idioma existem certas expressões, gírias, sem tradução literal para outro idioma, ou um significado devidamenteconcreto. Assim, os gramáticos querendo ou não, muitas vezes são forçados a aceitar que tais palavras muitas vezes passem a constar nos dicionários, ferindo de certa forma, a norma culta padrão eseus “admiradores”.
No Brasil, um país de dimensões continentais existem quase tantas divergências linguísticas quanto palavras no dicionário. Exageros à parte, dificilmente alguém verá um nordestinoconversando com um sulista, cada um com seu devido sotaque e vocabulário específico, e ambos saírem da conversa com clara compreensão sobre o que foi dito. Nessas horas vê-se a importância doesclarecimento da realidade linguística do país onde vivemos. Constantemente, no Brasil, neologismos vão surgindo, assim como a abreviação falada de certas palavras. Isso é um fato histórico, que vem desde acolonização, desenhando toda a história de nossa língua.
Porém, a grande maioria das pessoas com certo grau de conhecimento dessa gramática normativa, ao deparar-se com alguém cometendo errosgrotescos de fala, terá logo em seguida a ideia de que tal pessoa é menos inteligente, menos capaz, inferior a quem usa mesmo que de forma coloquial, o padrão gramatical. Gerando dessa forma o preconceitolinguístico. Algo que existe com muita intensidade, mas que pouco é reconhecido.
Pensando nisso, autoras do livro didático de língua portuguesa, “Por uma Vida Melhor”, para educação de jovens eadultos, aprovado pelo MEC, resolveram esclarecer um conceito: Na língua falada, não importa se é dito “Nós vai na praia hoje.” ou “Nós vamos à praia hoje”. Não importa se é dito “pobrema” ou “problema”, seé usado “agente vamos” ou “nós vamos”. Se a mensagem desejada foi passada com clareza, o papel da língua foi cumprido, que é o de fazer-se entender. Essa publicação gerou furor da parte da maioria...
tracking img