Resenha do texto: o certo e o errado na fala de lula - kátia modesto valério: doutora em linguística pela ufmg

301 palavras 2 páginas
O texto deixa claro que o ex-presidente Lula, não precisou romper com suas raízes para atingir o poder, ocupando um cargo historicamente reservado às elites.
A linguagem diferenciada utilizada por Lula e criticada por muitos, fora dos padrões da gramática normativa, evidenciou o preconceito linguístico que impera dentro da nossa sociedade, a qual obedece às regras da norma culta para manter-se no poder, o que é abordado como uma forma de exclusão social.
A autora defende que, na língua não existe “erro”, e sim variedades linguísticas, pois por mais que se estude uma língua, quase sempre, em uma conversa informal a língua materna irá prevalecer e que para mudar o nosso modo de falar, teríamos que romper os nossos laços sociais, o que não aconteceu com o nosso ex-presidente, que manteve os vínculos de lealdade com o povo.
A nossa língua varia de acordo com a região em que vivemos, bem como com a classe social, o nível de linguagem e de conhecimento entre outros.
A vitória do ex-presidente foi uma quebra de tabu dentro da nossa sociedade, a qual valida que grandes cargos foram criados para pessoas da elite, só que por mais que os gramáticos imponham a gramática normativa como a única regra correta para se chegar a cargos como o da presidência da república, com a vitória do nosso ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, essa regra foi confrontada e quebrou esse tabu existente dentro da nossa sociedade.
O estudo da gramática normativa é importante para a nossa formação, porem não há necessidade da imposição da mesma como regra única a ser seguida e enxergada como correta.
O caminho para uma sociedade menos desigual seria banir preconceito linguístico, o que acarretaria com a diminuição da exclusão social existente dentro da nossa

Relacionados

  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas