Cerebro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cérebro é formado por dois hemisférios, o direito e o esquerdo, cada uma destas suas partes tem a seu cargo os acontecimentos motores e sensoriais que ocorrem na metade oposta (contralateral) docorpo e do espaço. Esses hemisférios unidos por vários feixes de fibras de comunicação, o maior de todos denominado de corpo caloso. O hemisfério direito comanda o lado esquerdo do corpo e o hemisférioesquerdo comanda o lado direito do corpo.

o cérebro é um super-sistema aberto e que integra em si varios outros sistemas diferenciados e complexos , surgiu à ideia de que cada indivíduo, dotadode um grande potencial cerebral, utiliza o seu cérebro de uma forma particular. Assim, enquanto alguns se apoiariam mais nas capacidades do seu hemisfério esquerdo, parecendo dar prioridade à análise,ao raciocínio e à lógica, outros, pelo contrário, mais apoiados no seu hemisfério direito, dariam prioridade à síntese, à intuição, à visão global e à imaginação.

Em 1836, um médico do interior daFrança, Marc Dax, foi quem primeiro sugeriu que os hemisférios cerebrais teriam funções diferentes. Observando seus pacientes acometidos por derrame cerebral, notou que quando a lesão era nohemisfério esquerdo, o paciente ficava com o corpo paralisado do lado direito e sem a fala, muitos filósofos e cientistas acham que o hemisfério esquerdo é mais relacionado ao raciocínio lógico e à linguagem(logos = palavra), e que este seria o hemisfério dominante ou principal. Já o hemisfério direito, na época com as suas funções desconhecidas, foi chamado de hemisfério subordinado ou secundário que ocorpo caloso tem, como uma das principais funções, permitir a comunicação entre os dois hemisférios, transmitindo a memória e o aprendizado.

1865 surgiu a primeira demonstração científica dumadesigualdade de função entre os dois hemisférios cerebrais. o cirurgião parisiense Paul Broca apresentou perante a Sociedade de Antropologia uma série de argumentos comprovativos de que "a perda da...
tracking img