Cepal e a depend ncia

2020 palavras 9 páginas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Instituto Latino-Americano de Arte,
Cultura e História (ILAACH)
História da América Latina

CEPAL E A DEPENDÊNCIA

Prof. Maria Inês Amarante
Prof. Tereza Maria Spyer Dulci
Prof. Roberta Sperandio Traspadini
André Felipe Delfino dos Reis Sabino
Allan Lopes Terrabuio
Rodrigo Adrian Quijano Escobar

Julho/2015

Introdução
Neste trabalho será abordada a criação da Cepal, com suas principais vertentes formadoras do pensamento econômico da época. Para tal será situado o contexto histórico da época, com enfoque nas implicações econômicas para os países latino-americanos. Também serão contrastados os pensamentos econômicos vigentes nos fluxos comerciais mundiais do início do século XIX, como é o caso da linha iniciada por John Maynard Keynes, com sua obra “Teoria geral”, de 1936, com as idéias que fundaram a Cepal, no intuito de demonstrar que seus postulados foram bem ecléticos.
Ao final será feita a comparação entre diferentes abordagens econômicas, mais atuais, e que se encontram em voga na atualidade. Essas seriam as perspectivas cepalina, marxista e do sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

Contexto Histórico
A Cepal nasce no momento de crise mundial, pós quebra da bolsa de Nova Iorque conhecida mundialmente por crise de vinte e nove, mesma época da teoria do desenvolvimento econômico que influenciou grande parte dos países ricos e também mais pobres, o novo modelo econômico influenciado por teorias keynesianas prometia um modelo de desenvolvimento econômico universal.
A crise de vinte e nove afeta fortemente o continente latino americano, pois não havia mais demanda para compra de matérias primas produzidas no continente. O Chile foi um dos países mais afetados pela crise de vinte e nove, afinal sua principal fonte de renda econômica era a exportação de cobre e salitre, como não havia demanda externa, o Chile entra em um colapso econômico e social que afetou o país durante muitos anos seguintes, em

Relacionados