Centrossomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quase todas as células humanas têm uma espécie de torre de controlo, como nos aeroportos. Pouco antes de se dividirem, têm de fazer uma segunda torre de controlo para a nova célula. Até agora,pensava-se que a torre velha tinha de servir de molde para a nova. A equipa de Mónica Bettencourt Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciências, em Oeiras, descobriu que, afinal, essa construção faz-se apartir do “nada” — um avanço científico a publicar na revista Science, que pode dar pistas sobre o cancro e a infertilidade masculina.
As torres de controlo das células, a metáfora de Mónica BettencourtDias para designar os centrossomas, foram descobertas no século XIX. O centrossoma é uma estrutura com importante função no processo de divisão celular. Com o início da fase de divisão, oscentrossomas dirigem-se para pólos opostos da célula, onde vão actuar como as extremidades organizadoras da estrutura que se estende de um pólo ao outro de uma célula em divisão. Na metafase, os centrossomaspodem já ser observados em lados opostos da célula e, após concluída a telofase e a citocinese, onde se verifica a formação de duas células independentes, cada uma destas células-filhas apresentaapenas um centrossoma, proveniente da célula-mãe.
Os centrossomas também são cruciais para a forma que a célula irá ter: "É uma estrutura muito importante para formar o esqueleto celular, seja a caudade um espermatozóide ou a estrutura de qualquer uma das nossas células, que é regulada pelos centrossomas", explica Mónica Bettencourt Dias.
A equipa portuguesa encontrou a resposta para a pergunta:como é que se forma o centrossoma? “Pensava-se que esta estrutura servia de molde para o novo centrossoma. Mas não é assim”, diz Mónica Bettencourt Dias. "Basta ter a 'planta' da torre de controlo.Não é preciso ter um molde." A planta de construção a que a investigadora se refere é uma molécula, a proteína SAK.
As investigadoras observaram que um aumento da SAK levava à formação de inúmeros...
tracking img