CENTRO UNIVERSIT RIO PLANALTO DO SISTRITO FEDERAL EDUCA O FISICA LICENCIATURA 2

1817 palavras 8 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO SISTRITO FEDERAL EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA

O ESPORTE COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL

Gustavo Santos de Oliveira
Marcos Vinicius Braz Queiroz

Brasília - DF
2015
Gustavo Santos de Oliveira
Marcos Vinicius Braz Queiroz

O ESPORTE COMO FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Centro Universitário Planalto de Brasília – Uniplan como requisito básico para a conclusão do Curso de Educação Física.

Orientador (a):Keila Lopes

Brasília - DF
2015

INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O esporte é bem mais que um conjunto de competições com caráter classificatório, ele é uma importante ferramenta que contribui para formar valores éticos e morais tanto em crianças quanto em adolescentes, tirando-os das ruas e, principalmente do mundo das drogas. Sabe-se que a pobreza, problemas no ambiente familiar, na aprendizagem escolar e a dificuldade de se aproximar das pessoas, são alguns dos fatores que levam as crianças a sentirem-se excluídas da sociedade, e, aproximarem-se de traficantes, e por consequência, passam a serem dependentes químicos. E, é nesta situação, atualmente tão comum, que o esporte vem ganhando seguidores, afinal, é através de atividades lúdicas que esta ferramenta vem preenchendo, construtivamente o tempo livre de muitos jovens nas ruas.
O esporte mesmo tendo princípios como a saúde e o desenvolvimento físico, também desempenha um importante papel na aquisição de valores que permitem a coesão social, isto, é comprovado através de projetos esportivos que vem resgatando o gosto pelos estudos, à inclusão social, dando-lhes oportunidades e discernimento. Tendo-se incentivos públicos e privados em prol da abertura e manutenção de projetos que utilizem o esporte associado à educação, não apenas como uma forma de resgate aos alunos envolvidos com violência e drogas, mas também, incluir toda e qualquer criança a

Relacionados